weblogUpdates.ping A Minha Matilde & Cª http://www.umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">

A Minha Matilde & Cª 

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

As Rosa não Morrem ...

Photobucket

"Primeiro a tua mão sobre o meu seio
Depois o pé - o meu - sobre o teu pé....
Logo o roçar urgente do joelho
e o ventre mais à frente na maré.

É a onda do ombro que se instala.
É a linha do dorso que se inscreve.
A mão agora impõe, já não embala
mas o beijo é caricia, de tão leve

O corpo roda: quer mais pele, mais quente,
a boca exige: quer mais sal, mais morno.
Já não há gesto que não se invente,
ímpeto que não ache um abandono.

Então já a maré subiu de vez.
É todo o mar que inunda a nossa cama.
Afogados de amor e de nudez
somos a maré alta de quem ama.

Por fim o sono calmo, que não é
senão ternura, intimidade, enleio:
o meu pé descansando no teu pé,
a tua mão dormindo no meu seio"

In Cem Poemas Portugueses no Feminino, selecção, organização e introdução de José Fanha e José Jorge Letria, Terramar

Rosa Maria de Bettencourt Rodrigues Lobato de Faria (nasceu em Lisboa a 20 de Abril de 1932; m. 2 de Fevereiro de 2010)

Imagem retirada D´Aliciante
Poesia via NothingandAll

Etiquetas: , , , ,

Share Subscribe
4 Comments:
Blogger Baobá said...

Maravilha, como de forma tão singela que até parece fácil se consegue traduzir um momento tão especial.
Abraço,
Humberto

10:42 da manhã  
Blogger Guma said...

Um percurso recheado de trabalho intenso, espelhado nas obras de qualidade inigualável que nos deixa.
É uma grande perda.
Kandandos

10:53 da manhã  
Anonymous PKB said...

Bonita homenagem que prestaste aqui. A Rosa merece. Fiquei chocada ontem, quando li na Sábado online que ela tinha morrido. Lindo este poema. Lindo.

11:27 da manhã  
Blogger Nothingandall said...

Obrigado Miguel pela referência e link. O post com este poema (de que gosto bastante) já estava feito e agendado para aparecer no blog em 20 de Abril de 2010. Pelo infausto acontecimento acabou por ser publicado mais cedo (infelizmente). É a vida... gozemo-la de bem connosco e com os outros enquanto andamos por cá :) Um abraço (... e esquece o Sporting ...)

1:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home