weblogUpdates.ping A Minha Matilde & Cª http://www.umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">

A Minha Matilde & Cª 

domingo, julho 08, 2007

A Tshirt da Semana ...

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


No dia (07-07-07) que só irá repetir daqui a 1000 anos, foram finalmente anunciadas as 7 Maravilhas do Mundo e de Portugal. Foi com grande pompa e circustância que foram reveladas no Estádio da Luz as novas Sete Maravilhas do Mundo, eleitas por 100 milhões de pessoas. As novas Sete Maravilhas da Natureza será o próximo concurso a ser levado a cabo pela mesma organização que trouxe a Gala 7 Maravilhas a Portugal, com data prevista para 08-08-08, anunciou esta noite Bernard Webber, o presidente da New 7 Wonders Foundation.

Quem, na Antiguidade, quisesse visitar as sete maravilhas do mundo teria de viajar em redor do Mediterrâneo. A partir de agora, com a escolha das novas sete maravilhas, terá, obrigatoriamente, de viajar até à América Latina: o Cristo Redentor, no Brasil, a Cidade inca de Machu Picchu, no Peru, e a Pirâmide de Chichén Itzá, no México, são três das vencedoras da votação global.

As outras quatro novas maravilhas são a Grande Muralha da China, Petra, na Jordânia, o Taj Mahal, na Índia, e o Coliseu de Roma, em Itália. Isto significa que se o viajante imaginário quisesse visitar todas as maravilhas teria de saltar por vários continentes - embora, quando viajasse até à Jordânia pudesse aproveitar para ir ao Egipto e ver as Pirâmides de Gizé, que a partir de agora são a oitava maravilha do mundo (honorária, sem se sujeitarem a votação, por pressão das autoridades egípcias).

A Europa, embora tivesse vários outros candidatos - a Acrópole, na Grécia, a Torre Eiffel, em França, Stonehenge, no Reino Unido, o Alhambra, em Espanha e o castelo de Neuschwanstein, na Alemanha - ficou apenas com uma maravilha: o Coliseu.

Os Estados Unidos, que concorriam com a Estátua da Liberdade, não conseguiram ficar entre os sete mais votados. De fora ficaram ainda o Kremlin e a Catedral de São Basílio, na Rússia, Hagia Sophia, na Turquia, o Templo Kiyomizu, no Japão, as estátuas da Ilha da Páscoa, no Chile, os templos de Angkor, no Camboja, a Ópera de Sydney, na Austrália e Timbuktu, no Mali.

Os resultados reflectiram, como se esperava, os esforços dos diferentes países. A enorme mobilização que houve no Brasil, na Índia, no Peru e na Jordânia, que fizeram da votação quase uma causa nacional, compensou. Por outro lado, nos EUA e na Europa a votação suscitou muito menos entusiasmo, o que também se reflecte na eleição final.

Antes do anúncio das novas sete maravilhas do mundo, foram anunciadas, também no Estádio da Luz, As Sete maravilhas de Portugal, resultado da votação nacional. E, neste caso, o viajante imaginário não terá de fazer demasiados quilómetros a não ser para visitar o Castelo de Guimarães.

Três das maravilhas (o Mosteiro da Batalha, o de Alcobaça e o Castelo de Óbidos) situam-se no distrito de Leiria. Quem viajar por aí, sempre pela costa, e em direcção a Sul, pode depois parar em Sintra para visitar o Palácio da Pena, e por fim seguir até Lisboa. Na capital também não será necessário percorrer grandes distâncias: as duas maravilhas de Lisboa são a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos.

Texto de Alexandra Prado Coelho da Edição Impressa do Publico

Na Blogoesfera, as 7 Maravilhas atribuidas pelo Blog O Sentido das Coisas e por ordem de número de votos recebidos.

1 - O Alquimista (20 Votos)

2 - We Have Kaos In The Garden (19 Votos)

3 - Luz de Luma, yes party! (13 Votos)

4 - As Palavras Que Nunca Te Direi (11 Votos)

5 - O Jumento (11 Votos)

6 - O ContraBlog (11 Votos)

7 - A Papoila (10 Votos)

Parabéns aos vencedores ...!

Etiquetas:

Share Subscribe
9 Comments:
Anonymous Anónimo said...

É pena que o Castelo de Loulé agora com mais uns metros à vista, para postal ilustrado, não tenha chegado pelo menos às 100 maravilhas. Talvez porque aquele largo, dos mais interessantes da cidade, ficou descaracterizado. Aquelas moradias davam-lhe um ar muito sui generis.
E Quarteira sempre está entre os sete abortos de Portugal ? O Tal & Qual assim o anunciou. Oxalá que não. Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Esmeralda

12:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Magnífico post.
Bom Domingo

3:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Haverá mesmo entre tantas maravilhas, que de belo, magnifico e grandioso que a Humanidade construiu com tanto engenho e arte, dedicação e empenhamento, sete que possam ser distinguidas? É despropositada esta eleição, uma vez que não está em questão a universalidade dos monumentos, mas sim as razões politicas e económicas que pressionaram essa eleição, pois porquê a Muralha da China e não as pirâmides egipcias? Porquê o Coliseu de Roma, no qual foi derramado tanto sangue inocente, e não a acrópole grega, alvor da filosofia clássica, onde assenta o modelo base da nossa sociedade? As maravilhas do mundo pertençam ao intimo de cada um as definir como tal. Por enquanto, ainda temos essa liberdade. M&M muitas felicidades para vcs.

DominiodosAnjos.Blogs.Sapo.pt

4:50 da tarde  
Blogger Atlantys said...

Sócio... Acredita que só hoje e aqui n'A Minha Matilde fiquei a saber do resultado da votação =P
Obrigada =)
Bjks e resto de bom domingo à M&M e Cª.

7:59 da tarde  
Blogger Mãos de Veludo said...

para mim, uma das sete maravilhas blogosféricas é este cantinho! E mai nada!!

10:28 da tarde  
Blogger Johnny B. said...

Nem comento isto das maravilhas.. ve isto e perceberas pq.. http://unanuevavolta.blogspot.com/2007/07/maravilhas.html#comments

11:13 da manhã  
Blogger Gi said...

Agora so falta fazera seriação dos 7 horrores de Portugal e fazer a sua votação.
Acredito que a escolha também seria difícil.
Boa Semana

2:40 da tarde  
Blogger Patricia said...

Eu concordo com todas as maravilhas anunciadas, á excepção de 1: o Cristo Redentor. Nunca fui ao Brasil, nem visitei nenhuma das maravilhas anunciadas, mas pelo que vejo nas imagens há "coisas" bem mais bonitas que o Cristo Redentor.

4:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

achie bastante mais interessante ver quais são as sete maravilhas da blogosfera.

vou tomar nota e visitá-los com calma!

obrigada por mais esta dica!

b&a á familia

9:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home