weblogUpdates.ping A Minha Matilde & Cª http://www.umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">

A Minha Matilde & Cª 

domingo, março 28, 2010

A Tshirt da Semana ...

Photobucket


Manifesto contra o Abate Arbóreo em Loulé

"O movimento de cidadãos de Loulé pelas árvores do Concelho, do qual fazem parte representantes de diversos blogues locais e as associações Árvores de Portugal e Almargem, apela a que a Câmara Municipal de Loulé (CML) torne públicos os relatórios técnicos que sustentam a decisão de abater árvores de forma recorrente, como tem ocorrido nos últimos anos, sem qualquer explicação.

É justo que os cidadãos deste concelho se questionem sobre a existência destes relatórios que, se existem e são tecnicamente inatacáveis, sustentariam intervenções recentes, como o corte de árvores em Loulé e em Quarteira ou a desastrosa rolagem da araucária do Convento do Espírito Santo, espécime monumental que marcava e definia o perfil da cidade.

Mais bizarro é todo o processo que conduziu ao abate de 16 tílias com cerca de 60 anos, na Praça da República. Sendo certo que uma empresa de arboricultura atestou a necessidade de abater 12 desses exemplares, cabe aos cidadãos de Loulé perguntar ao seu Presidente:

a) Por que motivo não esclareceram as pessoas e as prepararam para esta acção, realizada a bem da sua segurança?
b) Qual a justificação para não se optar por um abate faseado que permitisse salvar 4 das tílias que, do referido relatório, se infere não necessitarem de ser eliminadas?
c) Por que motivo se sonegou toda esta informação e se procedeu a uma intervenção apressada, abatendo todos os exemplares em menos de 36 horas, com o supremo mau gosto de o fazer coincidir com as celebrações do Dia da Árvore? Acaso a autarquia tem os seus munícipes em tão baixa consideração que os julgava incapazes de se indignarem com esta situação?

Muitas questões e poucas ou nenhumas explicações. Basta! As pessoas querem ser ouvidas e que as suas opiniões e sentimentos, face à cidade que amam, sejam consideradas por quem governa os destinos do concelho.

Se é tarde para corrigir os erros do passado, ainda vamos a tempo de evitar a sua repetição no futuro. Loulé e os louletanos exigem saber se amanhã, ao acordarem, as suas árvores ainda estarão de pé ou se cairão, ao som de uma motosserra, vítimas de um pecado que nunca chegarão a conhecer."



António Almeida, professor - Blogue "Sebastião"
Hélder Raimundo, professor - Blogue "Contra>senso"
João Martins, professor - Blogue "MAC Loulé"
Associação Árvores de Portugal


Imagem Original d´António Almeida
Patrocinada pel´Arménios Tshirts

Etiquetas: , , , , ,

Share Subscribe
3 Comments:
Blogger Isa GT said...

Também me faz confusão, nos dias de hoje, em que se fala tanto de ambiente, cidades com tanto cimento e alcatrão e não se preservar o pouco verde ainda existente.
Estamos num país de doidos, quem decide, fá-lo contra os cidadãos quando a ideia seria precisamente o contrário e ainda pior; pagamos-lhes.

9:16 da manhã  
Blogger Baobá said...

Numa altura em que parece andarem todos adormecidos e o único sitio onde as pessoas manifestam seus desagrados é nos campos de futebol para com os árbitros, folgo saber que há cidadãos atentos às causas que realmente valem a pena.
Precisamos de árvores, ciclovias, jardins e espaços amenos para relaxar e passear, em resumo um mundo que permita deixar-mos como herança aos nossos filhos exemplos de como se pode viver em consonância com a natureza e crescer, evoluir de forma sustentável.
Forte abraço e obrigado por me permitires estar de ombro com ombro na minha pequeníssima participação.
Sempre disponível envio um forte abraço a todos,
Humberto

10:41 da manhã  
Blogger Táxi Pluvioso said...

As árvores já nada fazem na nossa sociedade. Andamos demasiado confusos para saber onde fica a parte de trás.

10:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home