weblogUpdates.ping A Minha Matilde & Cª http://www.umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">

A Minha Matilde & Cª 

quinta-feira, maio 18, 2006

Código Da Vinci ...

Foto da autoria - © Nobre
(Para visualizar o trailer, clica na imagem)

O livro sensação de Dan Brown "O Código Da Vinci" não necessita de apresentações, tornou-se num best seller, gerou controvérsia, impulsionou uma onda de choque pela comunidade cristã e colocou historiadores, estudiosos de religião, arte e genealogistas no encalço de pistas que confirmam ou desmentem o que o livro afirma ser a "maior mentira da Igreja".

Maria Madalena foi casada com Jesus Cristo e da união nasceu uma filha com descendência real que sobrevive aos nossos dias. Desmistifica-se a divindade de Jesus e atribui-se a demanda do Santo Graal ao fruto do ventre Maria Madalena ...

Das estantes das livrarias para o ecrã de cinema, demorou apenas três anos e quem o leu, reconhece-lhe uma linguagem cinematográfica nata e uma construção de suspense extraordinariamente viciante, bem ao estilo dos melhores clássicos de suspense do celulóide.

Coube a Ron Howard, a adaptação ao cinema mais desejada dos últimos anos e não é tarefa fácil. Como suplantar o elemento surpresa que o livro cria? Para quem o leu, o filme não passa de uma ilustração visual de cada capítulo que pouco ou nada deixou de fora, e onde o elemento surpresa e de suspense é desfeito.

Honestamente, o livro é um spoiler gigantesco que dificilmente gera surpresa o vê-lo transportado para o grande ecrã. Não obstante a leitura ou não do livro, o filme concede três mais valias. A extraordinária construção visual, a excelência instrumental de Hans Zimmer (o próprio Dan Brown tem presença especial num trecho de piano) e um elenco de luxo que assenta na perfeição às personagens criadas por Dan Brown.

Sem surpresa, a controvérsia instalou-se assim como a censura e o debate está acesso, as instituições religiosas estão fulas e já recomendaram a modos de proibição, os católicos de não verem o filme. Resta o conforto que facção cristã não adopta os mesmos métodos da facção islâmica ou o filme seria o equivalente à Demanda Cruzada parte 2.

Será o Código Da Vinci ...
Simples e pura ficção ou a verdade dos factos da Vida de Cristo ...!?
Share Subscribe
14 Comments:
Anonymous Anónimo said...

Como Romance é uma grande obra...
Agora quanto à sua cientificidade, vive no mundo da especulação.
No minimo o que o autor faz é pegar em alguns factos históricos, dando-lhes um seguimento ao jeito do leitor.
O interessante é como ele cria um enredo quase que plausivel a partir de um facto histórico.
Um abraço...
Tb vou ver o filme :-)

12:21 da manhã  
Blogger Verena Sánchez Doering said...

creo que desde que salio este libro a sido polemica para la iglesia y el mundo catolico, la pelicula esta semana la extrenan aca en Chile
y yo creo que el libro y la pelicula seran records
la verdad que deja todo abierto de una forma muy increible, y cada uno toma de todo esto lo que quiere, esa es la libertad de vivi, sentir y pensar
En Culturas II ahi subi algo relacionado con esto, pero lo mio fue mas tecnico, buscando una relacion en la Sucesión de Fibonacci que estuve leyendo
te dejo la pagina
http://culturasii.blog-city.com/

gracias Miguel por tus saludos, hacia mucho tiempo que no venia por estos lados, ya que han sucedido muchas cosas este ultimo tiempo y mi salud no esta muy bien
gracias por visitar ese espacio donde la Poesia alimenta el alma
veo que tu bella Matilde crece magicamente le das un beso de mi parte
y para ti un abrazo muy grande y muchos cariños
que mañana sea un lindo dia



besos y sueños

12:56 da manhã  
Blogger Mocho Falante said...

ora viva

como romance acho extraordinário a forma como o autor encadeia todas as provas e situações, indiscutivelmente muito bem escrito fruto de uma excelente investigação.

Trata-se de forma de trazer uma huamnização a Cristo, afinal de contas naquele tempo os grandes profetas todos eles tiveram a sua familia que muito se orgulhavam dela, Cristo não seria diferente certamente e não seria por isso que lhe seria retirado a importância que teve antes pelo contrário.

Abraços e beijocas à grande pequena Matilde

1:07 da manhã  
Blogger FiLiPa MaRqUeS said...

Ola papa babado...estou aqui pela primeira vez.
Ainda não li o livro nem vi o filme... umas pessoas dizem que é bom outras nem por isso e eu não sei se vou gostar do livro!!
Mas já pedi emprestado para dar uma vista de olhos
Bom fim-de-semana e beijokas

9:45 da manhã  
Blogger Alma Minha said...

Ainda não li o livro... mas aguardo à muito o filme... vamos ver...
Então recebeste o mail com a minha T-shirt?
Bom Fim de semana
Bjs

10:25 da manhã  
Blogger _+*Ælitis*+_ said...

Ola Miguel (e Matilde!!)

Eu ca acho que o livro é antes de mais nada umaficção, apenas as pessoas ficam logo apavoradas quando toca o nome da Igreja. Eh uma ficção historica que ficou bem engraçada e bem elaborada (adoro historia).

Na minha conviccao pessoal, Jesus gostava de Madalena mas ja me acusam de mta coisa por dizer isto. mas assumo.

Agora a historia de descendencia, isso ja nao sei mesmo!!

Beijoka

Elite

12:56 da tarde  
Blogger Jay Dee said...

Irrita-me profundamente o facto de a Igreja (continuar) a julgar-se entidade censória!
Essas atitudes só me fazem afastar, cada vez mais, do conceito de Igreja. Sou católica e acredito no que acredito, não naquilo que me dizem para acreditar. São mais as coisas que tenho a criticar do que as que tenho a favor.
E, sim, quero e vou ver esse filme.

1:00 da tarde  
Blogger Isabel Filipe said...

...não vou perder este filme... claro...

bom fim de semana para ti, para a Matilde e para a Lígia

beijinhos

1:33 da tarde  
Blogger Politikus said...

Primeiro devo dizer que já vi o filme em dvd pirata ( made in cigano) e apesar de estar fiel ao livro está muito fraquinho. Em segundo tenho a sensação que o livro poderá conter muitas verdades escondidas pelo Vaticano...

1:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu sou católico e acredito em deus e Jesus cristo...
Não acredito nas fantasias de dan brown,
o que o humano não faz para ganhar dinheiro á pála dos outros,
mas tb reconheço que temos uma igreja católica um bocado podre nos dias de hoje,eu vivo a religião não seguindo todas as regras pois grande partes delas estão em desuso...
Mas que é muito mistério por dentro desta religião á eu sinto que á...
Já se fala agora tb do envangelho segundo judas, e não bate certo com os restantes nem com as coisas e que acredito...
de uma coisa eu sei,
os católicos hoje em dia começão a por ou a surgir com novs dúvidas sobre o catolicismo....
em relação á opus dei,
tenho as minhas dúvidas...
um dia deste eide escrever sobre este assunto,mas para já tenho curiosidade em ver este filme....

Desejo te um bom fim de semana ao lado familia ;)
um abraço miguel ;)

3:15 da tarde  
Blogger marco said...

será que algum dia teremos adaptaçao do livro " codex 632"?? do jose?

9:09 da tarde  
Blogger por uma lágrima said...

Uff...! tou mesmo cansada...derreti lentes, carbonizei neurónios...mas li todo o teu belissimo blog.
Para comentar este último post, teria que "bater" em todos os outros...e é-me impossivel.
Valeu a pena Miguel...é tudo qto me resta dizer...
Hoje deixo um beijo para a Ligia, essa mãe babada duma Matilde tão querida (pois...tbm eu sou babada pelo meu Pedro)
Parabéns aos dois

10:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»

5:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»

2:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home