weblogUpdates.ping A Minha Matilde & Cª http://www.umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">

A Minha Matilde & Cª 

domingo, maio 14, 2006

A Tshirt da Semana ...

Foto gentilmente cedida por Rui Matos - © Rui Matos 2006

Com data oficial marcada apenas para o dia 1 de Junho, a Época Balnear já iniciou-se em 70% das praias nacionais e para 2006 já foi divulgada a lista das Praias com Bandeira Azul. Este ano comemora-se em Portugal o vigésimo aniversário da campanha Bandeira Azul, galardão símbolo de referência da qualidade ambiental, que tanto os turistas estrangeiros como os portugueses reconhecem e valorizam.

Recorde-se, a Bandeira Azul é atribuída anualmente pela ABAE às praias e marinas que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.

207 praias e 11 marinas ganharam este ano o galardão. Metade das praias nacionais viram assim certificada a qualidade da água e os sistemas de segurança montados. A Norte, Gaia fez o pleno com 17 bandeiras. O Algarve é a região mais azul com 55.

Vilamoura, a jóia da coroa do turismo português, ficou sem Bandeira Azul. O presidente da Câmara de Loulé, Seruca Emídio, diz que a perda do título resulta da não apresentação da candidatura. “No final da época balnear passada, houve três análises à água que revelaram uma qualidade apenas aceitável, factor que implica a perda do galardão, pelo que não foi apresentada a candidatura da praia”, precisou acrescentando que “a praia tem ainda melhor qualidade do que no ano passado”.

Mas este facto não é inédito pois em 2003, a praia de Vale de Lobo tinha perdido a BA devido a pequenas redecorações que foram executadas num dos restaurantes à beira da praia, tendo recuperado no ano seguinte. Em 2004, a bandeira azul também não foi hasteada na praia de Quarteira devido á má qualidade da água segundo as análises efectuadas pela DRAOT.

Entre os turistas a ausência de bandeira gera descontentamento. Pois segundo alguns depoimentos, estes “ficariam mais descansados se tivesse bandeira" ou ainda dizem “ser preocupante”.

Segundo os concessionários ou empresários túristicos, estes acreditam que a situação não terá impactos negativos, pois “As pessoas sabem que a praia tem qualidade. Até vimos aqui golfinhos três vezes este ano”.

A associação da Bandeira Azul divulgou que o custo da candidatura à bandeira Azul é de apenas cerca de 75 euros, o preço da própria bandeira e os boletins de inscrição não possuem grande complexidade. De referir que cerca de 50 por cento das praias nacionais possuem Bandeira Azul. Valor idêntico ao da Irlanda. Em Espanha ronda os 25 por cento.

Mas este ano, a Época Balnear reveste-se de sanções aos banhistas que não cumprem as regras das praias. Quem entrar na água com a bandeira vermelha içada, arrisca-se a ser multado. Com a bandeira amarela, quem se atrever a nadar também se arrisca a levar uma multa. As coimas não saem nada baratas: podem ir dos 55 aos mil euros. O Governo já aprovou um diploma onde estabelece coimas para diversas ilegalidades e entrará em vigor já em 1 de Junho deste ano.

Vou lembrar uma velha música dos Da Weasel ...
"O Presidente da Câmara Loulé não sabe Nadar, yo!
"O presidente da Junta não sabe Nadar, yo!


Bom, por hoje já chega de meter água!
Não se esqueçam de passar hoje na Taberna ...

Etiquetas:

Share Subscribe
11 Comments:
Blogger peciscas said...

Vilamoura sem Bandeira Azul?
Até parece uma graça do Gato Fedorento.

8:11 da tarde  
Blogger Carla said...

Beijos e bom fim de semana

11:45 da tarde  
Blogger Alma Minha said...

Então o fim de semana deu para descansar?
Boa semana

11:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A bandeira azul já não é o mal dos problemas deste país,
pior é que o estado agora quer ganhar dinheiro aos banhistas que forem ou estiverem dentro de água com bandeira vermelha,quer aplicar multas...
Que raio de país é este? LOL
estou para ver que os surfistas têm que pagar multas cada vez que entrarem na água,e logo um bem que é público,
pergunto me então para que servem os nadadores salvadores que são pagos pelo estado,para salvarem pessoas com a bandeira verde é LOL ?
não tenho nada contra eles simplesmente acho que o trabalho para estes com multas assim desaparece e deixam de ser necessários...
será que é isso que o governos quer? quem sabe...
praia para mim melhor do algarve é a da falésia e a de santa eulália em areas de são joão em albufeira LOL ;)
um abraço miguel ;)
tem um bom inicio de uma boa semana ;)

12:38 da tarde  
Blogger Maré Viva said...

O Presidente da Câmara não sabe nadar.
Portanto é de sequeiro.
Será por isso que ele não mete água?
Pergunta a minha curiosidade.
Nos anos anteriores, aos banhistas era permitido entrar na água com a bandeira vermelha?
Isso não era já proibidido e sujeito a penalizações, ou será que este ministro descobriu a pólvora?
Uma óptima semana

2:26 da tarde  
Blogger Maré Viva said...

o Comentário acima foi escrito por
Mouro do Barlavento

2:27 da tarde  
Blogger Mocho Falante said...

agora pergunto eu...vais à água está bandeira amarela, mergulhas, estás fora de pé, mas não podes nadar porque senão és multado...conclusão morres afogado é isso???? lol

abraços e beijos à Matilde

2:36 da tarde  
Blogger Stella said...

Passei por ca para entregar uma beijoka a Matilde do David:)

4:58 da tarde  
Blogger Kalinka said...

Miguel
Peço desculpa, mas a minha cabeça continua na mesma, não melhora e já não venho ao teu blog há uns tempos...mas, hoje vim cá dar e encontrei um assunto muito pertinente para a época balnear que se aproxima...mas também outro assunto que vai ser polémico com essa «nova ideia» - tb só há idiotas por aqueles lados...de arranjarem multas, por mais isto ou mais aquilo. Enfim...
Só sei que nada sei...
Beijokas à Matilde e aos Papás.

5:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BOA SEMANA !!!

PATI STº ANDRÉ/SP/BRASIL

8:25 da tarde  
Blogger Unknown said...

Mais uma forma de tentarem ganhar dinheiro, não vejo que seja essa a forma correcta de "educar" as pessoas para não serem negligentes em relação a banhos de mar...
Beijo

5:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home