Ponte Salazar ...!
A primeira ideia sobre a construção de uma ponte que viesse a ligar a cidade de Lisboa à margem esquerda do Rio Tejo remonta ao ano de 1876.
Mas só a 5 de Novembro de 1962 iniciam-se os trabalhos de construção. Menos de quatro anos após o início destes, ou seja, passados 45 meses, a ponte sobre o Tejo é inaugurada (seis meses antes do prazo previsto), cerimónia que decorreu no dia 6 de Agosto de 1966, do lado de Almada, na presença das mais altas individualidades portuguesas, das quais se destacam o Presidente da República, Almirante Américo de Deus Rodrigues Tomás, o Presidente do Governo, António de Oliveira Salazar e o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, passando a ser chamada, oficialmente, por Ponte Salazar.
Logo a seguir à Revolução de 25 de Abril de 1974, o seu nome é mudado para Ponte 25 de Abril. O seu custo rondou, preço à época da sua construção, o valor de dois milhões e duzentos mil contos, o que corresponde, actualmente, a perto de onze milhões de euros.
Ainda que projectada para suportar, em simultâneo, tráfego ferroviário e rodoviário, nesta fase só fica preparada para a passagem de veículos rodoviários. É em 1990, que o Governo português procede à elaboração de um projecto para a instalação do tráfego ferroviário, através da montagem de um novo tabuleiro, alguns metros abaixo, do tabuleiro do trânsito rodoviário, já em funcionamento.
A 30 de Julho de 1999 é inaugurada este novo tipo de travessia. As consequências resultantes desta travessia não se fizeram esperar, desde a sua entrada em funcionamento, designadamente no que se refere à explosão urbanística que surgiu na margem esquerda do Rio Tejo, de Almada a Setúbal, estimulando, igualmente, o crescimento económico e turístico do sul de Portugal, destacando-se, neste caso, a região do Algarve.
Desde o início do seu funcionamento que a circulação rodoviária é intensa, do que resultam situações de congestionamento automóvel diárias.
Esclarecedores são os números referentes ao início do ano de 2006: passam na Ponte 25 de Abril sete mil carros, nos dois sentidos, na “hora de ponta” e cento e cinquenta mil, em média, por dia, o que corresponde a mais de 300 mil utilizadores diários.
Também a circulação ferroviária é intensa, correspondendo esta à passagem de 157 comboios, diariamente, nos dois sentidos, transportando estes cerca de oitenta mil passageiros dia. Só no ano de 2005 foram transportados 21 milhões de utentes pela via ferroviária.
A grandeza e a imponência da Ponte 25 de Abril está bem expressa no facto de, à data da sua inauguração, ser a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos Estados Unidos da América. Passados quarenta anos, após a sua inauguração, ocupa, agora, o 17º lugar, a nível mundial.
Outros dados relevantes sobre a Ponte 25 de Abril, à data da sua inauguração:
1012,88 metros de comprimento do vão principal;
2277,64 metros de distância de amarração a amarração;
70 metros de altura do vão acima do nível da água;
190,47 metros de altura das torres principais acima do nível da água (o que a torna a segunda mais alta construção de Portugal) ;
58,6 centímetros de diâmetro de cada cabo principal;
11 248 fios de aço com 4,87 milímetros de diâmetro, em cada cabo (o que totaliza 54,196 quilómetros de fio de aço);
79,3 metros de profundidade, abaixo do nível de água, no pilar principal, Sul;
30 quilómetros de rodovias nos acessos Norte e Sul com 32 estruturas de betão armado e pré-esforçado;
Estes resultados foram obtidos com a aplicação de 263 000 metros cúbicos de betão e 72 600 toneladas de aço.
Etiquetas: Blogoesfera, Dias Especiais, Fotografia, Portugal
Seis meses antes do previsto?! Esquisito.. Não parece ter sido feita em Portugal! :p
Obra magnifica, ainda que projectada e construída por americanos, com mão de obra-portuguesa. Pena é que ainda se continue a pagar portagem...
Para mim continua a ser a Ponte Salazar. Talvez por esse motivo tenha sido concluida 6 meses antes (e de certeza sem grandes desvios orçamentais)
Pois é...uma grande obra de engenharia...pena é que ainda não se conseguiu resolver a questão do congestionamento
abraços e beijocas à Matilde
Dados incriveis mesmo! Espero que resista!
Boa semana! :)
Belo post! Muita informação que desconhecia sobre a ponte
:)
beijinhu
e aqui necessita de umas pontes ligando Salvador à umas ilhas...
Sem dúvida uma grande obra ... e das poucas obras feitas com visão para o futuro ...~
uma vez que nuitos anos mais tarde foi possível que os comboios por lá passassem sem ser necessário grandes alterações à sua estrura.
Beijos
Eu como "construtor" afirmo que é das mais bonitas que já vi. É uma belíssima obra!!
;)
seis meses antes do prazo previsto?? isto havia de voltar tudo ao tempo de Salazar...
;)
E os "revolucionários" deviam ter vergonha em aproveitar esta grandiosa obra de engenharia e do Estado Novo para lhe pintarem o nome de "25 de Abril".
Parecia que advinhavam... Como só irian fazer borradas fizeram como os cucos.
Ponte 25 de Abril...um dos maiores branqueamentos da história de Portugal.
Bom fim de semana.
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