Poesia e Contabilidade ...!?
Que associação estranha há entre poesia e contabilidade?
"Mas a que propósito vem isto? Fernando Pessoa foi trabalhador do comércio: foi escriturário numa empresa de transitários na Baixa de Lisboa. E foi mesmo director da «Revista de Comércio e Contabilidade», cujo primeiro número saiu em Janeiro de 1929. A relação escriturário, guarda-livros, contabilista e a poesia é em Pessoa bem vísível especialmente através da escrita de Bernardo Soares."
«É a imprescindível função de ajudante de guarda-livros que, surpreendentemente, lhe confere o potencial de escritor moderno, dividido entre o espetáculo dos sonhos que a sua própria alma lhe oferece como um “teatro íntimo” e aquele outro espetáculo, todo exterior, que lhe é dado pelo “dos sonhos que a sua própria alma lhe oferece como um “teatro íntimo” e aquele outro espetáculo, todo exterior, que lhe é dado pelo “colorido variadíssimo de Lisboa...», etc.
"A contabilidade traz o poeta à realidade e não permite que fique numa dimensão apenas transcendental que de exacerbada prática pode conduzir à alienação e loucura; por outro lado a poesia leva o guarda-livros / contabilista a outra dimensão, não normativa, sem códigos ou coimas, espiritual e livre!"
Um Post deveras Original do meu colega Fernando do NothingandAll
Um Post deveras Original do meu colega Fernando do NothingandAll
Etiquetas: Blog, Contabilidade, poesia
Sócio... Esta semana está impossível conseguir aqui chegar =( Ainda não descobriste o que se passa? =/
Bjks à M&M e Cª. por hoje e pelos dias em que não se consegue entrar ;-)***
comparativo de contabilidade com poesia... então presumo que carga fiscal seja associado a anedota!!!...comediante = ministro e...
continuação de boa semana
Epá Grande Arquivo...
Um abraço
Miguel,
Depois de dias sem conseguir entrar no teu blog, e exausta que me encontro no momento, peço desculpas por não comentar teu post, mas por favor, aceite meu abraço e meu carinho.
Algures ali andas tu?... Procuras um poema ou um modelo de IRC?... ;-)
Beijinhos à Maltinha!
Oh! Vim tentar entrar aqui ( o que não conseguia há alguns dias) e deparo-me com este post !!! Obrigado pela referência e pode crer que se é um pouco estranha é uma associação vital para manter a sanidade mental. Um abraço e eu excelente fim de semana :)
Enviar um comentário
<< Home