weblogUpdates.ping A Minha Matilde & Cª http://www.umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">

A Minha Matilde & Cª 

quinta-feira, outubro 02, 2008

Hoje é dia de Festa ...

Photobucket

"Hoje comemoro o dia em que "vim à luz"! Não sei se em todas as culturas mas, em muitos paízes do ocidente, costumamos reunir amigos e parentes para repartir um bolo. No centro do Bolo coloca-se uma vela ou tantas quantos são os anos que a pessoa completa naquele dia.

Será que alguém já se perguntou a razão desta vela, do acendê-la e, em seguida soprar para apagá-la? Quando me fiz esta pergunta, lembrei-me dos rituais cristãos da páscoa,vinculados aos rituais pagãos do ciclo anual, que se inicia com a primavera. Nas Igrejas acende-se uma grande vela que é chamada de círio Pascal e que representa a Ressureição de Cristo ou o renascimento da Luz. Assim como a natureza renasce, renascemos, nós, a cada ano.

Em nosso aniversário, palavra que significa : o que volta a cada ano, comemoramos nossa entrada na luz, desde a primeira, quando saímos do ventre de nossa mãe, da mesma forma que a natureza comemora o retorno do Sol após seu recolhimento durante o inverno.

Então me perguntei: Porque acendemos a vela e a apagamos em seguida? Apagamos, simbólicamente, um ano que passou em nossas vidas mas, a vela deveria já estar acesa desde o aniversário anterior! E, após apagarmos este círio - um ano de labor representado na cera das abelhas que compõe a vela, - poderíamos acender uma nova chama, símbolo do novo ciclo que iremos iniciar, deixando-a acesa até o próximo aniversário.

Faço a proposta: vamos dar de presente aos nosso amigos uma vela grande e forte que dure um ano inteirinho. Será acesa no aniversário e só será apagada no dia em que completarmos o novo ano, quando a vela, se for bem feita, já deverá estar no fim.

Então, acenderemos uma nova chama, para um novo ano que se inicia, sob as bençãos dos amigos, de mãos dadas com todos aqueles que nos querem bem e que, assim como os que nos esperaram nascer, estão alí para felicitar nosso novo ciclo. E, da mesma forma que no círio das Igrejas, esteja impresso em nós o alfa e o ômega lembrando que tudo que tem início finda, assim como tudo que morre volta a nascer."

Escrito por Angela Schnoor
(in Ideália)

Etiquetas: , , , , ,

Share Subscribe
17 Comments:
Anonymous Anónimo said...

Muitos parabéns, mas essas velinhas não estão em quantidade suficiente!!!Podes trazer um bolinho para a malta, pode ser de frutas, chocolate, tanto faz....
Marta

10:04 da manhã  
Blogger Mac Adame said...

Assim sendo, muitos parabéns (hmmm, só 28?).

10:25 da manhã  
Blogger Gi said...

Feliz aniversário.
Beijinhos e tudo de bom.

11:16 da manhã  
Blogger tulipa said...

OLÁ AMIGO MIGUEL

Já cá estive de madrugada, eram 3h da manhã a deixar os meus sinceros Parabéns.

É que neste TEU DIA ESPECIAL não podia deixar de te visitar e venho desejar-te um dia muito FELIZ na companhia de todos a quem amas.

Já ando por aqui há uns anos e aqui aprendi a ler-te, aprendi muito com lições de vida que aqui transmitiste e dou todos os meus instantes aqui passados na tua companhia por bem empregues e valiosos.

Abraço-te com carinho neste dia de aniversário.

Bjks à M&M e Cª.

12:26 da tarde  
Blogger maria inês said...

http://www.youtube.com/watch?v=UeypOvsY91Q


Um grande abraço!!!

1:48 da tarde  
Blogger ematejoca said...

Parabéns a voce,
Nesta data feliz,
Muitas felicidades,
Muitos anos de vida!

Um abraco neste grande dia!

6:21 da tarde  
Blogger Nilson Barcelli said...

Parabéns caro amigo.
Que a tua vela continue bem acesa por muitos anos.
Abraço.

6:32 da tarde  
Blogger mfc said...

Muitos parabéns, Amigo!
... e que a gente os vá contando.

7:40 da tarde  
Blogger desculpeqqc said...

PARABÉNS!

8:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns Miguel! Que faças o quadrúpulo desses.
AbraÇO

11:06 da tarde  
Blogger Atlantys said...

;-)********************

10:40 da manhã  
Blogger Pisces Girl said...

Parabéns a Você,
Nesta data querida,
Muitas Felicidades,
Muitos anos de vida!

Hoje é dia de festa,
Cantam as nossas almas,
Para o menino Miguel,
Uma salva de palmas!

MUITOS PARABÉNS!

Um beijinho grande,

Pisces Girl.

12:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mtos Parabéns Miguelinho n são atrasados..são apenas por outra via.. visto q ontem enviei uma msg para o teu tlm e ela n foi entregue..mas já me avisaram q o Martim achou graça ao teu tlm e fez.lhe uma "belhereta".. espero q tenhas passado um dia em Grande juntos das pessoas q mais gostas..Bjokitas e que contes mtos mais...

CB

4:16 da tarde  
Blogger Pete said...

Parabéns Miguel...

12:27 da manhã  
Blogger lady.bug said...

quer ouvir o teu leão a rugir hoje contra o porto...

parabéns :)

3:08 da tarde  
Blogger Menina Marota said...

Bem... atrasados mas os meus sinceros parabéns!! Muitos anos de vida e que vejas a Matilde e o Martin serem Pais, porque vais ser um Avô babado... ;)))

Bjs a TODOS ;))

4:41 da tarde  
Blogger Lola said...

Parabéns, Miguel.

Um abraço e que tudo na vida te traga a felicidade

7:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home