weblogUpdates.ping A Minha Matilde & Cª http://www.umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">

A Minha Matilde & Cª 

sexta-feira, março 13, 2009

Frigatriscaidecafobia ...

Photobucket


"Superstição" vem do latim superstitio, que significa "o excesso", ou também "o que resta e sobrevive de épocas passadas". Em qualquer acepção, designa "o que é alheio à actualidade, o que é velho". Transposto para a linguagem religiosa dos romanos, o vocábulo "superstitio" veio a designar a observância de cultos arcaicos, populares, não mais condizentes com as normas da religião oficial. O número 13 é tido ora como sinal de infortúnio, ora de bom agouro.

Muitas pessoas evitam viajar em sexta-feira 13; a numeração dos camarotes de teatro omite, por vezes, o 13; em alguns hotéis não há o quarto de número 13 - este é substituído pelo 12-a. Muitos prédio pulam do 12º para o 14º andar temendo que o 13º traga azar. Há pessoas que pensam que participar de um jantar com 13 pessoas traz má sorte porque uma delas morrerá no período de um ano. A sexta-feira 13 é considerada como um dia de azar, e toma-se muito cuidado quanto às actividades planeadas para este dia.

Mas há também os que consideram o número 13 como da sorte. Um exemplo conhecidíssimo do brasileiro é do auxiliar-técnico da Selecção Brasileira de Futebol, Mário Jorge Lobo Zagallo.

O argumento dos optimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

Fontes: Revistagalileu.globo.com
Quediaehoje.net

Etiquetas: , , , ,

Share Subscribe
7 Comments:
Blogger Isabel Filipe said...

eu tenho algumas superstições ...

mas, gosto do nº 13 ....


bjs e bfds

9:57 da manhã  
Blogger PQ said...

13 milhões de euros era uma azar que eu não desdenharia.

10:47 da manhã  
Blogger Gi said...

com azar ou não, já é fim de semana e com SOL,
Bom fim de semana.
Bjs.

12:00 da tarde  
Blogger Tia Cremilde said...

E agora? Batemos na madeira?

2:25 da tarde  
Blogger Å®t Øf £övë said...

Miguel,
Quem for supersticioso vai ter em dois meses seguidos duas sexta-feiras treze... isso sim já é azar...
Beijos prá Matilde e pró Martim.

10:00 da tarde  
Blogger Elisabete Cunha said...

MIGUEL

Nasci dia 13 de abril

e o 13 é ótimo pra mim!


bjs

11:33 da tarde  
Blogger Patricia said...

eu cá não sou nada supersticiosa :) para mim o 13 é um dia igual a outro qualquer...

bjs

6:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home