weblogUpdates.ping A Minha Matilde & Cª http://www.umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">

A Minha Matilde & Cª 

segunda-feira, junho 29, 2009

Estado da Blogoesfera ...

Photobucket

"Quando alojamos um blog gratuito num servidor, a palavra “gratuito” significa meramente que não há troca directa de dinheiro. Porque na realidade há uma troca: o servidor fornece-nos a tecnologia e os recursos e nós entramos com o nosso trabalho para o enriquecimento reticular dele. Cada um de nós contribui com uma ínfima porção — tão ínfima que conscientemente a colocamos fora do mensurável; mas no servidor as dezenas ou centenas de milhões de porções somam-se e o resultado é um valor mensurável, opiparamente mensurável diria mesmo.

A esmagadora maioria das pessoas aceita o trade off de bom grado, incapaz de estabelecer um valor para aquilo que, no início, nem se atreve a pensar como “trabalho”: para isso contribui pertencer à “cultura da partilha”, um ambiente eufórico onde ” a informação quer ser livre”, o “reino do gratuito” — keywords apensas entusiasticamente ao movimento de liberdade e empowerment colectivo, grupal e individual que fica na História como a Internet 2.0, ou a web social.

Existe um perigo em entregar o nosso trabalho à “nuvem”. É bom que comecemos a avaliar os riscos da produção de conteúdos online. Quantas vezes aquilo que começa como um despretensioso blog vai crescendo até se tornar num caso sério, e pensamos em todas as horas ali metidas, e em todo o valor gerado com a comunidade, e pensamos nos laços (e também nos links).

O desaparecimento do 360º é o desaparecimento de 10,8 milhões de páginas e 3 milhões de links que subitamente deixarão de levar a algum lado. E estamos a falar e um serviço com a morte decretada há 18 meses.

Se o Blogspot fizesse o mesmo, 16 milhões de blogs fechavam. 420 milhões de páginas sumiam-se dos arquivos e dos motores de busca. 70 milhões de links seriam inutilizados. Pense em quantas das suas horas de dedicação eram evaporadas.

Pense nisso na próxima vez que abrir um blog ou plantar a semente da sua marca num terreno sobre o qual não tem nem jurisdição nem controlo."


Um Texto Original de:
Photobucket


Etiquetas: , , , ,

Share Subscribe
7 Comments:
Blogger MARCELO DALLA said...

Olá! Realmente, é um caso serio a se pensar. Mas como fazer? qual seria a solução? Migrar pra um domino proprio???? abraço

1:30 da tarde  
Blogger Teresa Durães said...

lá se iam os blogs mas não a vida...

1:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lá se ia uma parte da minha vida...

Excelente post. Abraço Miguel!

João Martins

10:07 da tarde  
Blogger Å®t Øf £övë said...

Miguel,
Há muito que penso nisso, e talvez por isso tenha todos os meus blogues em backup e todos os anos os passo para o papel para os ter em arquivo fisico. Afinal não fosse eu um verdadeiro fanático dos backups.
Beijos prá matilde e pró Martim.

11:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

É verdade, já pensei nisso. Um dia destes vou imprimir todo o meu blog. Assim, se se perder, fica em livro. Tudo o que é virtual não tem verdadeiramente existência material e pude esvair-se como fumo.
Abraços.

2:53 da manhã  
Blogger Ti Coelha said...

Eu tenho um backup de todos os meus posts, mas após ler isto, quase que nem dá vontade de investir tempo em fazer algo, em partilhar algo, por muito insignificante que seja. Mas enquanto vou tendo vontade, vou escrevendo, pesquisando, postando... e partilhando, porque afinal é disso que a net se trata.

Beijinhos

3:52 da tarde  
Blogger desculpeqqc said...

Até eu um dia chego ao fim.
Então para quê investir tempo nisto.
Porque não acabar já...

Queres ver que descobri a raiz do pensamento suicida...

2:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home