weblogUpdates.ping A Minha Matilde & Cª http://www.umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">

A Minha Matilde & Cª 

segunda-feira, julho 20, 2009

Procura-se um Amigo ...

Photobucket


"Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimento, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.

Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja de todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoas tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.

Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grande chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.

Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive."


"Procura-se um Amigo" de Vinícius de Moraes

Etiquetas: , , , , , ,

Share Subscribe
6 Comments:
Blogger Ludo Rex said...

para Amigos, estamos cá...
Abraço

10:46 da manhã  
Blogger maria inês said...

São tão importantes e fazem tanta falta! Um xicoração grande

11:23 da manhã  
Blogger NUNO RAMOS said...

Para quem gosta de recordar o nosso clube em imagens, recordando as nossas vitórias e glórias, visite o Armazém Leonino. Julgo que passará alguns momentos nostalgicos. Peço desculpa pela intromissão!

http://armazemleonino.blogspot.com

para apaixonados por cromos,jornais antigos, relatos de futebol, revistas antigas, etc... visite!

4:25 da tarde  
Blogger Å®t Øf £övë said...

Miguel,
A verdadeira amizade cada vez é mais rara, e dificil de encontrar, por isso devemos preservar os nossos poucos amigos, porque afinal eles fazem parte da família que nós podemos escolher.
Beijos prá Matilde e pró Martim.

11:20 da tarde  
Blogger nana said...

vinicius é sempre um encanto!

11:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Comecei a entender a poesia e a música de Vinicius na década de 60 e hoje ela está sempre presente nas minhas lembranças e emoções. Ele VIVEU A VIDA e nãose ficou pela estúpida intelectualidade. Nasua escrita o amor não existe sem perdão e aceitação. a Amizade solidária é sagrada e funde-se com o mais puro da natureza dos sentidos e das cores. Um ser humano assim devia voltar cá muitas vezes para nos ajudar a despertar e humanizar.
Zé dSerpa

3:14 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home