weblogUpdates.ping A Minha Matilde & Cª http://www.umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">

A Minha Matilde & Cª 

quarta-feira, novembro 14, 2007

Dia Mundial da Diabetes ...



A diabetes é uma doença crónica que atinge cerca de 900 mil pessoas em Portugal, estimando-se que existam mais de 250 milhões de diabéticos em todo o mundo. Segundo a OMS, a diabetes é a quarta causa de morte na maioria dos países desenvolvidos, e a cada 10 segundos morre uma pessoa vítima da doença. Prevê-se que os índices de mortalidade aumentem 25% na próxima década caso não sejam tomadas as medidas necessárias para travar o avanço da epidemia, pondo em causa a actual esperança média de vida. A diabetes tem graves implicações a nível cardiovascular, renal, de amputações e/ou cegueira. A diabetes pode ser bem tratada, evitando assim as suas complicações. A maior parte dos casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidos se for adoptado um estilo de vida saudável, através de uma alimentação equilibrada e da prática regular de exercício físico.

O Governo anunciou que a partir de Janeiro 2008 vai comparticipar a 100 por cento a insulina de acção lenta e a terapêutica com bombas infusoras usadas por diabéticos.

Etiquetas: , ,

Share Subscribe
5 Comments:
Blogger Isabel Filipe said...

"
O Governo anunciou que a partir de Janeiro 2008 vai comparticipar a 100 por cento a insulina de acção lenta e a terapêutica com bombas infusoras usadas por diabéticos."

vá lá ...
uma boa notícia.

bjs

11:56 da manhã  
Blogger Ana said...

Temos mesmo que ter muito cuidado... É que às vezes não temos noção dos abusos que cometemos!

7:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É uma doença traiçoeira!!

Miguel

vai pegar um selinho para vc no encanto!

beijos na família mais sadia dePT

8:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É uma doença traiçoeira!!

Miguel

vai pegar um selinho para vc no encanto!

beijos na família mais sadia dePT

8:55 da tarde  
Blogger paulu said...

Ainda não há muito tempo uma pessoa que conheço sofreu a amputação de um pé à conta desta doença. E tal resultou mais de desleixo da forma como a encarou que da gravidade da situação inicial.

Mas também conheço diabéticos que se queixam que é difícil seguir uma dieta adequada na vida louca do casa-trabalho-casa. (Ou será trabalho-casa-trabalho?)

Enfim, não é para brincadeiras. Abraço!

1:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home