weblogUpdates.ping A Minha Matilde & Cª http://www.umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">

A Minha Matilde & Cª 

quinta-feira, maio 25, 2006

Dia da Espiga ...

De: Al-Farrob from www.Olhares.com

É celebrado na Quinta-feira santa de Ascensão. Reza a tradição que neste dia, as pessoas devem deslocar-se ao campo para colher a espiga. Quem a colocar de molho, irá ter dinheiro e pão em abundância, durante todo o ano.

Compoêm também o ramo, um malmequer, uma papoila, um ramo de oliveira, um ramo de parreira e um pé de alecrim. Simbologia associada a cada elemento: Malmequer – Ouro e Prata, Papoila – Amor e Vida, Oliveira – Azeite e Paz, Videira – Vinho e Alegria e Alecrim – Saúde e Força ...


O melhor de tudo, é ser Feriado Municipal em Loulé ...
Share Subscribe
17 Comments:
Blogger Aleisa said...

Eu lembro-me de na escola primário ir para o campo às espigas...

Beijinhos à Matilde e bom feriado.

8:06 da tarde  
Blogger marco said...

olha...nao sabia disso!!
fica o regissto

8:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O pessoal das gerações mais novas não sabem dessas coisas. Dia da espiga? Mas como somos um povo de fé, lá vamos acreditando.
Bj à Matilde.
http://desgovernos.blogs.sapo.pt/

10:27 da tarde  
Blogger Português desiludido said...

Dia da Espiga= Dia de Festa!
Já foi assim....
bj para a Matilde
Pedro

10:49 da tarde  
Blogger NIcinha na Holanda said...

Olá Miguel,
Vim lhe parabenisar pelo destaque na GB.
Bom fim de semana.
Eunice

11:12 da tarde  
Blogger Politikus said...

Nunca percebi o motivo, mas este dia não é comemorado em Lisboa. Por exemplo toda a região à volta da capital é feriado, mas em Lisboa nada... Ps- Pediram-me 1 € por uma espiga, xiça...

11:55 da tarde  
Blogger Unknown said...

Deixo aqui outra dica: a minha mãe,à cerca de dois anos, aprendeu com a mãe de um aluno, a guardar um pão de trigo (embrulhado num guardanapo de pano),de um ano ao outro que não se estragava.Fê-lo,e a verdade é que o pão se mantém intacto,sem qualquer ponto/cheiro de bolor,e, prfeitamente,comestível. E esta,heim?!

2:44 da manhã  
Blogger Alma Minha said...

Também me lembro, na primária, de ir para o campo apanhar as espigas...
Espero que o feriado tenha corrido bem!
Bjs à Matilde

11:01 da manhã  
Blogger Jay Dee said...

E aqui não é feriado... não é justo

11:33 da manhã  
Blogger Isabel Filipe said...

...ontem viam-se imensos vendedores a vender raminhos desses...

bfds
bjs

12:19 da tarde  
Blogger Clotilde S. said...

Bonita simbologia. Boa Foruna em todos os aspectos da vida é o que desejo!
Um abraço
C.

1:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Velhas tradições,que geram feriados LOL
tem um bom fim de semana miguel ;)
Aproveita mas é para ir até á praia pois este fim de semana promete bom eterno calor ;)
um abraço ;)

3:01 da tarde  
Blogger Águas da Vida News said...

Nossa vou correndo pegar a espiga para ter dinheiro todo ano, apesar de que o mais importante em tudo é a saude.
Big Kiss

3:15 da tarde  
Blogger Stella said...

Olha tb é feriado aqui no meu concelho, hehehe, Vila Franca de Xira..bem eu trabalhei, mas prontus, é feriado aqui tb.

Bom fim de semana, beijokas a Matilde do David

5:01 da tarde  
Blogger O Chaparro said...

lembro me de em miudo ir a espiga em beja. lá tambem é feriado. espera por setembro que é de faro. depois logo te meto inveja. eh eh eh. bom fim de semana pra voces

5:19 da tarde  
Blogger susemad said...

Agora que já não trabalho no Concelho de Loulé resta-me esperar pelo feriado municipal do Concelho de Faro. :(

Um abraço e bom fim de semana

5:26 da tarde  
Blogger Cerejinha said...

Não gozei esse feriado:-( pois estive em Lisboa :-) a trabalho:-|
Foi giro ver em todos os cantos senhoras com alcofas a vender molhinhos de espigas com papoilas e restante ramalhete.

9:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home