weblogUpdates.ping A Minha Matilde & Cª http://www.umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">

A Minha Matilde & Cª 

terça-feira, janeiro 15, 2008

Casa da Primeira Infancia ...

Photobucket
Escultura na parede da Mina de Sal-Gema de Loulé
Autoria de Mira in Olhares

Esta é a razão de Loulé andar nas bocas do Mundo ...!

Desde quinta-feira (10/01) que estávam à frente à porta da creche Casa da Primeira Infância de Loulé, a creche do nosso Martim. O grupo destacava-se e foram mais de 30 pessoas, (Im)pacientes, que não arredaram pé. (Des)Esperaram pela manhã de hoje para finalmente inscriverem os seus filhos no jardim-de-infância.

Este fénomeno "louletano" não é inédito pois deve ser 4º ano consecutivo que a história repete-se. No 1º a maratona começou na madrugada, no 2º ano no dia anterior e no ano passado começou logo na sexta e durou até á manhã da segunda-feira factidica ...!

Como afirma o Sebastião e partilho da sua opinião, as IPSS´s não podem resolver tudo e ...

"Neste longo fim de semana em que muitos cuidaram de assegurar ao relento um lugar para os mais tenros membros da família, quiçá não nascidos, gostaria deixar não uma censura, mas compreensão e uma opinião!"

"Mas, nenhuma organização pode crescer ao ritmo da procura, nem a quantidade assegura qualidade ...! Compreendendo a legítima aspiração e simpatia demonstrada pela Casa fundada por Silvina Bonixe, sei da impossibilidade de ano para ano cada vez maior, de garantir lugar para aqueles que a procuram."

Mas saliento que a ordem de chegada não é o principal critério de entrada na instituição. As crianças de familias carenciadas provenientes da Segurança Social, os filhos de funcionários, irmãos de crianças que já estejam na instituição são os principais critérios sendo a ordem de chegada apenas um critério de desempate.

Mas num concelho que detém o maior PIB deste pais ou seja 800 euros por habitante, é vergonhoso que não se aplique os impostos cobrados no detrimento do bem estar social nomeadamente na educação (Creches, Pré-escolares, Escolas primárias) e na Saúde (Centros de Saude de Loulé e Quarteira).

Como poderemos seguir o conselho do nosso carissimo concidadão e Presidente da Republica Cavaco Silva, de aumentar as nossas familias se as condições económicas desfavoráveis não o permitem para não falar de problemas emergentes como este ...!

Lembro que segundo a Herarquia de Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.

Por isso, terá de haver as condições necessárias garantidas pelo Estado e Autarquias para que as familias possam crescer ...


"Porque as crianças são os Homens da Amanhã ...!"

Etiquetas: , , , , ,

Share Subscribe
4 Comments:
Blogger Unknown said...

É realmente uma situação que deve ser revista com a máxima urgência.

Cada vez é mais dificil colocar uma criança num jardim de infância e todos sabemos que essa necessidade é cada vez maior.

Lembro-me de como foi dificil arranjar um local para a Daniela.
Felizmente conseguimos um bom local.

marinheiroaguadoce a navegar

12:12 da tarde  
Blogger encanto de renascer said...

Não imaginas a educação como é tratada no Brasil.
Querido amigo ,muitas saudades !
apareça!
Um beijo para a família mais educada de PT!

3:29 da tarde  
Blogger Cissa said...

de facto é cada vez mais dificil conseguir um lugar numa creche, mas o que mais me deixa triste é saber que a muitos que conseguem vagas através de cunhas... há 2(desde que nasceu) anos que a minha sobrinha tenta a sorte em dois infantarios aqui de Qrt e nada... Não há vagas é resposta...

Agora que ela está com 2 anitos vai sendo mais imperativo a sua frequencia de um jardim escola... e a oferta aqui na cidade deixa muito a desejar...

10:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá!!`É exactamente por "as crianças serem os homens de amanhã" que nós existimos! Tomámos a liberdade de adicionar uma ligação para o seu blog ao nosso blog em:

http://gymboreeportugal.blogspot.com

Boas escritas!!

geral@gymboree.pt

5:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home