Pedido ...
Passo a transcrever um post do Blog Aguas Furtadas, onde a sua autora pede a ajuda dos bloggers para um trabalho sobre Weblogs e Espaço Publico ...
"É o nome pouco pomposo do trabalho que estou a começar mesmo agora para o mestrado. A grande questão é: será que os weblogs são meros diários online em que contamos a nossa vida e alguns voyeurs espreitam à nossa “janela” e dão a sua opinião sobre os assuntos ou realmente têm um papel importante a promover a discussão política, económica, social?
Os autores que andei a ler acreditam que os jovens andam desinteressados pela política e pelas forma de participação tradicional como o voto. As fronteiras físicas das nações deixaram de importar tanto perante a globalização. No entanto, através dos blogues muitos dos assuntos políticos são constantemente discutidos. Será que isso contribui para aumentar o interesse nos assuntos que dizem respeito ao nosso Estado-Nação? E mesmo que nos interessemos, isso leva-nos a intervir? A votar? A contribuir activamente para o processo democrático?
A Internet trouxe novas possibilidades e os blogues deram voz a todos aqueles que têm acesso à net (que ainda são poucos mesmo assim).
O meu desafio é tentar saber a opinião de quem visita blogues. Fico à espera de comentários até ao próximo sábado . Espero saber o que gostam mais de ler e comentar: fait-divers, assuntos históricos, sociais, políticos, económicos? Será que a blogosfera é um novo espaço de discussão pública, sobre assuntos públicos?"
Vá lá malta, não custa nada ...
Visitem e deixem o vosso Comentário/Opinião em Aguas Furtadas ...!
Visitem e deixem o vosso Comentário/Opinião em Aguas Furtadas ...!
Etiquetas: Blog, Blogoesfera, Colaboração
Os blogs permitem-nos gritar bem alto o que pensamos.
A internet devia chegar a todos.
Gostava muito que podessem participar no jantar blogosferico que se realiza 18/01 mas estão mais a sul do "deserto"...
Beijokas para todos
Questão bem colocada, Miguel. Ainda bem que divulgas. Sim, a blogosfera é importante como espaço de informação e intervenção. Mas irei visitar Aguas Furtadas. Um abraço a toda a equipa!
Penso que é um bom tema, há muito por onde 'pegar' - Já dei uma dica...
Um Abraço
acho fantásticas as coisas que aqui divulgas! esta semana estou muito trabalho! volto, para ir lá visitar e comentar! fica aquele grande beijo para a famílias mais querida desta blogosfera!
Ora viva
pois de facto penso que vai verificar-se diferenças entre os que têm blog do apenas visitantes...na verdade não vai ser fácil encontrar um padrão que defina esta nova realidade de comunicar mas não é por isso que deixa de ser um trabalho interessante
abraços e beijocas à nossa Matilde
Querido Miguel
Saudades!
2008 maravilhoso para a família mais linda de Pt!
OLA MIGUEL,
Bom ano para ti e para os teus (Matilde e Martim)
Regressei com o meu blog. Vamos ver se a inspiração regressa!
Um abraço,
tony
Excelentes questões... Vou passar por lá e deixar o meu comentário!!
Vim dar uma espreitadela, desde o link no Blog de Flávia.
Os blogs são mais que meros diários,causas, hobbies e lobbys ou qualquer assunto que possa reunir um grupo com interesses semelhantes.
Quanto à sua contribuição para interessar a população na politica e nas discussões pública sobre o estado nação dúvido que tenham êxito pois estamos fartos de politicos e das politicas que nos levam a viver cada dia pior e com menos dinheiro.Enquanto a nova geração de licenciados estiver a ganhar 500 euros, e empregada nas caixas de supermercados, nos MacDonalds e nos call-centers, como se poderão interessar pela politica e em serem participativos?
Como poderão os mais velhos querer participar se estão a viver com reformas miseráveis e sem terem um serviço de saúde decente?
O futuro de Portugal como nação é a lingua que nos une.O território nacional será o planeta terra, e quanto mais longe da nossa capital estivermos mais unidos seremos e mais orgulho de se ser Português.
Gostei do seu blogue e voltarei em breve depois da ronda pelos blogs que se uniram ao drama de Flávia.
Ena ena, comments aqui também...yupiii!!
Continuo com o trabalho, nunca mais acaba! Ai...ai...
Enviar um comentário
<< Home