weblogUpdates.ping A Minha Matilde & Cª http://www.umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">

A Minha Matilde & Cª 

segunda-feira, janeiro 07, 2008

Pedido ...

Photobucket

Passo a transcrever um post do Blog Aguas Furtadas, onde a sua autora pede a ajuda dos bloggers para um trabalho sobre Weblogs e Espaço Publico ...

"É o nome pouco pomposo do trabalho que estou a começar mesmo agora para o mestrado. A grande questão é: será que os weblogs são meros diários online em que contamos a nossa vida e alguns voyeurs espreitam à nossa “janela” e dão a sua opinião sobre os assuntos ou realmente têm um papel importante a promover a discussão política, económica, social?

Os autores que andei a ler acreditam que os jovens andam desinteressados pela política e pelas forma de participação tradicional como o voto. As fronteiras físicas das nações deixaram de importar tanto perante a globalização. No entanto, através dos blogues muitos dos assuntos políticos são constantemente discutidos. Será que isso contribui para aumentar o interesse nos assuntos que dizem respeito ao nosso Estado-Nação? E mesmo que nos interessemos, isso leva-nos a intervir? A votar? A contribuir activamente para o processo democrático?

A Internet trouxe novas possibilidades e os blogues deram voz a todos aqueles que têm acesso à net (que ainda são poucos mesmo assim).

O meu desafio é tentar saber a opinião de quem visita blogues. Fico à espera de comentários até ao próximo sábado . Espero saber o que gostam mais de ler e comentar: fait-divers, assuntos históricos, sociais, políticos, económicos? Será que a blogosfera é um novo espaço de discussão pública, sobre assuntos públicos?"

Vá lá malta, não custa nada ...
Visitem e deixem o vosso Comentário/Opinião em Aguas Furtadas ...!

Etiquetas: , ,

Share Subscribe
10 Comments:
Blogger Mariazinha said...

Os blogs permitem-nos gritar bem alto o que pensamos.
A internet devia chegar a todos.

Gostava muito que podessem participar no jantar blogosferico que se realiza 18/01 mas estão mais a sul do "deserto"...

Beijokas para todos

3:04 da tarde  
Blogger Maria Romeiras said...

Questão bem colocada, Miguel. Ainda bem que divulgas. Sim, a blogosfera é importante como espaço de informação e intervenção. Mas irei visitar Aguas Furtadas. Um abraço a toda a equipa!

5:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Penso que é um bom tema, há muito por onde 'pegar' - Já dei uma dica...
Um Abraço

7:22 da tarde  
Blogger maria inês said...

acho fantásticas as coisas que aqui divulgas! esta semana estou muito trabalho! volto, para ir lá visitar e comentar! fica aquele grande beijo para a famílias mais querida desta blogosfera!

9:12 da tarde  
Blogger Mocho Falante said...

Ora viva

pois de facto penso que vai verificar-se diferenças entre os que têm blog do apenas visitantes...na verdade não vai ser fácil encontrar um padrão que defina esta nova realidade de comunicar mas não é por isso que deixa de ser um trabalho interessante

abraços e beijocas à nossa Matilde

11:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Querido Miguel

Saudades!

2008 maravilhoso para a família mais linda de Pt!

11:59 da manhã  
Blogger TONY, Duque do Mucifal said...

OLA MIGUEL,

Bom ano para ti e para os teus (Matilde e Martim)
Regressei com o meu blog. Vamos ver se a inspiração regressa!

Um abraço,
tony

2:17 da tarde  
Blogger Ana said...

Excelentes questões... Vou passar por lá e deixar o meu comentário!!

8:28 da tarde  
Blogger R.Almeida said...

Vim dar uma espreitadela, desde o link no Blog de Flávia.
Os blogs são mais que meros diários,causas, hobbies e lobbys ou qualquer assunto que possa reunir um grupo com interesses semelhantes.
Quanto à sua contribuição para interessar a população na politica e nas discussões pública sobre o estado nação dúvido que tenham êxito pois estamos fartos de politicos e das politicas que nos levam a viver cada dia pior e com menos dinheiro.Enquanto a nova geração de licenciados estiver a ganhar 500 euros, e empregada nas caixas de supermercados, nos MacDonalds e nos call-centers, como se poderão interessar pela politica e em serem participativos?
Como poderão os mais velhos querer participar se estão a viver com reformas miseráveis e sem terem um serviço de saúde decente?
O futuro de Portugal como nação é a lingua que nos une.O território nacional será o planeta terra, e quanto mais longe da nossa capital estivermos mais unidos seremos e mais orgulho de se ser Português.
Gostei do seu blogue e voltarei em breve depois da ronda pelos blogs que se uniram ao drama de Flávia.

9:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ena ena, comments aqui também...yupiii!!
Continuo com o trabalho, nunca mais acaba! Ai...ai...

8:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home