weblogUpdates.ping A Minha Matilde & Cª http://www.umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">

A Minha Matilde & Cª 

quarta-feira, outubro 08, 2008

A blogosfera não é toda igual ...

Photobucket

"Por muito que insistam os sargentos em busca de exércitos, a blogosfera não é toda igual. Há blogues e blogues. No mesmo ambiente rico de informação, alimentado pelo debate e tornado poderoso pelo hipertexto, coexistem diversos tipos de projectos de publicação, desde o mais despretencioso diário pessoal, quase íntimo no relacionamento com uma audiência directamente ligada ao autor, até à publicação de múltiplos autores com a ambição de assumir um papel de relevo no panorama mediático e tendo por alvo uma audiência concorrencial, em número, com a dos órgãos tradicionais.

A uns dará jeito o actual sistema, controverso e complicado, que na teoria iguala uma voz anónima a um cidadão vulgar e a um profissional de comunicação. Mas este sistema não é auto-sustentável, para roubar a expressão à economia.

Meter tudo isto no mesmo saco é péssimo. Ninguém olha todos os blogues por igual - a começar pelos próprios bloggers, que preferem uns e desqualificam outros. Aos poucos, a separação vai-se fazendo. Porque razão não pode também a sociedade preparar um relacionamento diferente, em função das características de cada publicação?

Um blogger que quer ser respeitado pelo que faz, num enquadramento de responsabilidade que é recusado pela maioria dos bloggers; o que deve fazer? Sujeitar-se à ditadura de opinião dessa gente? Perder a sua liberdade autoral e de utilizador destas ferramentas tão formidáveis quanto livres e acessíveis a todos, só porque as deseja usar de forma diferente da mole?

Eu diria que não. Tal blogger pode ter um estatuto que o reconheça e proteja. Que o liberte para publicar no seu blogue tanto mera opinião como produto jornalístico sem se olhado de lado, colado ao ramalhete dos "póvoas online", dos "anónimos vigilantes do poder" e outros grupos igualmente idóneos. Há um conjunto de blogues nessas circunstâncias.

Não defendo, de forma alguma, que o estatuto seja obrigatório. Pelo contrário. Nada de misturas."

Paulo Querido, jornalista e blogger


Via Praça da Republica
Link Expresso

Etiquetas: , , , ,

Share Subscribe
4 Comments:
Anonymous Anónimo said...

Miguel

Sábias palavras,não??

Muito bem dito.

um abraço amigo querido!

beijos na linda família que não conheço de perto mas na qual tenho apreço!

beijo

6:22 da manhã  
Blogger Alma Minha said...

Olá!
Só passei para dar os PARABÉNS!
Sim eu sei... foi dia 2... eu foi no dia 6!

Mesmo assim
PARABÉNS!!!

Beijo

2:24 da tarde  
Blogger mfc said...

O anonimato propicia muita aleivosia!

7:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Miguel, apesar da sua cópia alterada do meu artigo respeitar o meu licenciamento no Certamente!, deixo lavrado o meu descontentamento pela "obra derivada" da minha. Isto é: não gostei de ver o seu uso de links no meu texto, que considero uma adulteração desagradável. Azar o meu, claro, mas fica a nota.

12:31 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home