weblogUpdates.ping A Minha Matilde & Cª http://www.umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">

A Minha Matilde & Cª 

quarta-feira, novembro 19, 2008

È o Fim ...



“Chegou ao fim o amadorismo puro da blogosfera e do encanto da própria blogosfera, que estava à parte da sociedade e que influenciava os media e os político”. O espírito pioneiro, a energia, entusiasmo e espontaneidade, que segundo Paulo Querido existiam no início deste movimento, entre 2003 e 2004, deram lugar a uma blogosfera que “amadureceu, entrou no mainstream, já não é culturalmente inovadora, já não é vista como uma coisa underground”. Ao mesmo tempo, assistimos à construção de uma fronteira entre os bloggers. No topo estão os bloggers mais populares ou mediáticos que Paulo Querido designa de “prós ou A-List, que conversam entre si, em círculo fechado e que só lincam outros prós ou para os mainstream media, nomeadamente o Público”. Na base está a B-List, “os amadores que representam muito do espírito inicial da blogosfera”. A revista Wired escrevia recentemente que a blogosfera passou de moda e perdeu o sex-appleal.


In Meios & Publicidade

Etiquetas: , , , , ,

Share Subscribe
5 Comments:
Blogger maria inês said...

estive a ler este artigo, hoje, e se queres que te diga, não acho nada!

Acabam uns começam outros! Um beijo grande para a família má linda do Suliiiii

9:56 da tarde  
Blogger Nilson Barcelli said...

Confesso que não tenho tempo para ver como param as modas.
De qualquer modo só em parte concordo com o que foi dito.
Acho que os blogues vão durar muito tempo. Mas é natural que se vão modificando gradualmente a nível de conteúdos.
Eu próprio evoluí ao longos dos mais de 5 anos que já tenho. Nos primeiros 2 anos não escrevi um único poema, por exemplo, e agora só faço isso...
Para diversificar a oferta em várias frentes é necessário muito tempo. Para além disso, quem não tiver um nome sonante na praça e não visitar e comentar nos outros blogues fica sem audiência...
Resumindo, não estou preocupado. O que me move é apenas a diversão. Quando deixar de me divertir com o blogue, acabo com ele...
Abraço.

11:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não tenho estado atenta a esse fenómeno...por assim dizer; aliás tive de me ausentar por algum tempo amas agora que voltei vou estar mais atenta e ver se assim é!
...Beijosssss
BShell

1:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Desde o Abrupto que existe uma "nata blogosférica", ou seja, uma colecção de cromos que se consideram a si mesmos como "especiais de corrida" ou lá o que raio se julgam. Aliás, mesmo antes (A Coluna Infame, O Meu Pipi, etc.) já havia "camadas", com o "lixo" (a que se refere o próprio JPP) na base e com uma data de camadas intermédias.
A "blogosfera" estrutura-se, como tudo na vida, à maneira do toucinho entremeado. E, de facto, convenhamos, nesta entremeada existem muito poucos filetes de fibra carnosa, sendo a maior parte pura gordura.
Porém, o erro (de perspectiva e culinário) é ver o bacon sempre com a parte gorda para baixo. Existem camadas, sim, mas quem está por cima, no meio e por baixo depende em muito (em tudo) da forma de grelhar. Convém ir virando...

3:01 da tarde  
Blogger Pete said...

Eu prefiro estar na Lista B. Para a lista A já chega o que é oficial e os jornais e jornalistas.

12:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home