weblogUpdates.ping A Minha Matilde & Cª http://www.umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">

A Minha Matilde & Cª 

terça-feira, abril 24, 2007

IKEA ...!?

Investimento de Karacter Económico Abrangente
ou
Iniciativa Komprometedora Ecológica e Ambiental ...!?

Depois do TGV e da OTA, "fabricou-se" mais uma polémica no nosso jardim á beira-mar plantado, desta vez é a vez do IKEA que segundo os ambientalistas da QUERCUS, o governo desrespeitou o Ordenamento do Território e aprovou a nova fábrica do grupo sueco com uma localização nada favorável em termos ecológicos ...!

Ora então vejamos os factos económicos:

- Construção das três fábricas do grupo Ikea em Portugal;
- Criação de cerca de 1550 postos de trabalho directos e indirectos;
- Serão investidos 135 milhões de euros por parte do grupo sueco com um grande impacto em toda a região do Vale do Sousa;
- 60% dos componentes e das matérias primas para as novas fábricas da Ikea em Portugal virão do mercado nacional;
- 90 por cento da produção será para exportação, o que jogará a favor do equilíbrio da balança comercial portuguesa;
- Portugal é o 23.º maior fornecedor de material de mobiliário, empregando mais de 62 mil trabalhadores, o que ilustra o dinamismo do sector.

Contra os argumentos ecológicos:

- Suspensão do PDM, o Governo promoveu uma nova delimitação da REN do concelho de Paços de Ferreira para permitir a construção da fábrica do IKEA, "desrespeitando" assim o ordenamento do território em Portugal.

Ora contra factos não há argumentos, quem está contra ...!?

Etiquetas:

Share Subscribe
17 Comments:
Blogger Unknown said...

Não estou contra a construção das fábricas e da consequente criação dos postos de trabalho e da injecção de dinheiro, mas custa-me muito saber que se molda a lei a belo prazer dos que mandam. Hoje foi por um motivo economico, amanhã será por outro qualquer.

marinheiroaguadoce a navegar

10:38 da manhã  
Blogger Peste said...

são uns cínicos!!!

estão-se a borrifar para quem tem fome.

Aposto q a familia deles está toda em grandes tachos

10:44 da manhã  
Blogger peace_love said...

Se por um lado o nosso País bem precisa de um empurrão para melhorar economicamente e os postos de trabalho fazem bem falta, por outro andamos para aqui a destruir o nosso planeta e um dia os nosso filhos ainda vão dizer que fomos uns egoístas..

12:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois olha que isto não sabia. Assim só pode ser Iniciativa Komprometedora Ecológica e Ambiental...
Um abraço

1:11 da tarde  
Blogger Isabel Filipe said...

mas estes tipos da ecologia não estão sempre contra tudo????

beijinhos

1:37 da tarde  
Blogger Squeezy said...

Sinceramente estes tipos as vezes tb me irritam, pois qq coisa vai contra o meio ambiente e bla bla bla... mas n posso deixar de concordar com o comentario do Marco Ferreira. Se tiveram de alterar o PDM, pk n arranjaram outra localizacao? tinha msm de ser ali?

2:18 da tarde  
Blogger mymind said...

entre o k s dix o k s fax as x vai uma grand distancia...
bjokas e bm feriado!!

2:26 da tarde  
Blogger papagueno said...

O Sócrates suga-nos tanto que até já temos que lavar a loiça com a água do banho. Pelo menos poupa-se água e detergente, é ecológico.
Um abraço a todo o pessoal da M&M & Cª

3:06 da tarde  
Blogger Marlene said...

enfim... sem comentários...

bjs

3:23 da tarde  
Blogger Atlantys said...

Fundamentalismos não me agradam, desta vez apostava no investimento... A zona bem precisa.
Bjks à M&M e Cª.

4:04 da tarde  
Blogger Fábula said...

é uma daquelas questões que dividem toda a gente.... mas uma coisa é certa, a economia raramente perde com o ambiente, essa é que é essa! :P

6:09 da tarde  
Blogger Ana said...

Concordo que é necessário respeitar o meio ambiente e tal e coisa...Mas neste caso, acho que é importante e vantajoso para o país que as fábricas do Ikea venham para Portugal!!!
Se às vezes o PDM é "reajustado" para agradar a alguns senhores cheios de "papel" só para construírem a sua mansão de férias, acho que desta vez vale ainda mais a pena!!

7:26 da tarde  
Blogger minds said...

Exactamente!
Contra factos nao ha argumentos!!!
boa semana
jinhux :)

7:57 da tarde  
Blogger Cristina said...

Concordo que temos que respeitar o ambiente, mas acho muito bem que tragam mais empresas para Portugal para ver se Portugal vai para a frente...Vocês não se andam sempre a queixar que não existem empregos, que não há trabalho, etc. etc??? Então quando existe uma oportunidade não a critiquem, e dem a boa vinda de braços abertos...
O mal do portugues é esse, sempre a reclamar, e nao querer trabalhar...


Digo mais, se todos os portugueses que residem em Portugal trabalhassem tanto como os que estão no estrangeiro, Portugal poderia ser um dos países mais fortes do mundo, mas não, o português só sabe trabalhar fora do seu país, nele não quer fazer nada pela vida...

Um fom feriado para ti

beijinhu

12:33 da tarde  
Blogger Carocha said...

Está certo que estamos na era do ecoconsumo, mas não parece que o argumento ecológico perde expressão, face a todos os benefícios económicos decorrentes da construção da fábrica? A economia está de rastos, haja investimento que venha contribuir para alguma recuperação.
Estava a ler o teu artigo e a pensar precisamente em Troia e no investimento Sonae. Todos muito preocupados com impactes ambientais e tal... está certo, mas tudo tem os seus limites! Desde que me conheço que me habituei a atravessar o rio e custou-me imenso ver o estado de degradação em que tudo foi ficando. Haja quem consiga dar a volta. Investimento nacional, estrangeiro, who cares? Venham postos de trabalho, desenvolvimento e criação de riqueza. É urgente!
Beijos para todos **

4:28 da tarde  
Blogger João Carlos Santos said...

Mais nada!!!

Abraços.

6:41 da tarde  
Blogger Moura ao Luar said...

Já construiam era uma loja aqui na Mouralândia...

3:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home