weblogUpdates.ping A Minha Matilde & Cª http://www.umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">

A Minha Matilde & Cª 

quinta-feira, maio 17, 2007

Dia da Espiga ...

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


A Tradição continua a convidar ao passeio pelos campos floridos, na quinta-feira da Ascensão, data em que se assinala o Dia da Espiga, sendo feriado municipal em vários concelhos, dos quais Loulé é um deles. Uma das particularidades da Festa da Espiga é que a população tem ainda a possibilidade de deixar uma mensagem, em forma de poema ou quadra preparada ou apenas de improviso ...

"Amanhã pensarei em tudo!
Nos problemas, nos dilemas
Nas dificuldades e contrariedades
Nos contratempos e aborrecimentos
Nos estorvos e obstáculos.
E convicta tomarei resoluções,
E encontrarei soluções
E saídas geniais,
De becos que não têm saída.
E serei corajosa, guerreira,
Combativa,
Imbatível na coragem e na vontade.
Mas ... Hoje não ...
Hoje quero deitar-me num campo de girassóis adormecidos
Embrulhada em réstias de sol e de calor.
Quero rever-me em estrelas e uma a uma colhê-las,
E ver na lua o teu rosto que me sorri e me vigia
E me diz com um piscar de olho:
- Preguiçosa! Nada fizeste todo o dia.
E eu calma, sonolenta, sorrindo no teu sorriso, ofertando-te uma estrela
Murmurando dir-te-ei:
- Amanhã serei capaz, amanhã serei audaz.
Mas hoje não...Porque vieste.
Hoje não...Que estás comigo.
Hoje não...Que és luar
Que me banha e me deleita,
Que me toca e se deita
A meu lado,
Num campo de girassóis adormecidos.
Amanhã eu farei tudo!
Mas hoje não...
Que te tenho nos braços e adormeço contigo."


Poesia Original da Encandescente
Imagem daqui

Etiquetas:

Share Subscribe
8 Comments:
Blogger peace_love said...

Não conhecia :)

10:13 da manhã  
Blogger Moura ao Luar said...

Aiiiiiii que inveja devia era ser na Mouralândia todaaaaaa

11:49 da manhã  
Blogger Unknown said...

Em Coimbra não é feriado, com muita pena minha . . .

Até breve

3:59 da tarde  
Blogger Atlantys said...

Bom feriado sócio, aproveita bem ;)
Bjks à M&M e Cª.

4:32 da tarde  
Blogger Patricia said...

Esse poema é muito bonito! :)

5:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom Dia Da Espiga. No "Dia da Espiga", dia sagrado da terra, rapazes e raparigas largavam a enxada e saíam para o campo, de manhã cedo, aproveitando os dias cheios de sol e a imensa alegria que emana da terra e dos homens, para folgarem e colherem uma espiga de trigo e um ramo de oliveira, que haveriam de compor o ramo da espiga. Para além destas espécies, o ramo poderia incluir, ainda, espigas de outros cereais - centeio, cevada, aveia, etc., esgalhos de cepa, pés de alecrim e de rosmaninho florido, papoilas, rosas, malmequeres e margaridas. Este ramo pendurava-se algures dentro de casa e aí se conservava durante todo o ano, até ser substituído pela "Espiga" no ano seguinte. "Bendita é a terra que é farta e louvado seja o Senhor!" - Esta é a essência da festa, um hino à força e à generosidade da Natureza de que depende a nossa vida...
Um Abraço

7:45 da tarde  
Blogger Å®t Øf £övë said...

Miguel,
Já aprendi qualquer coisinha nova por aqui hoje, porque não sabia da existência deste dia.
Abraço.

9:00 da tarde  
Blogger maria-joão said...

Que saudades... do tempo em que ís á espiga...

11:15 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home