weblogUpdates.ping A Minha Matilde & Cª http://www.umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">

A Minha Matilde & Cª 

quinta-feira, maio 31, 2007

Dia do Pescador ...

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


As comemorações do Dia do Pescador constituem uma data especial para todas as terras do litoral de Portugal e a cidade de Quarteira não é excepção a esta tradição já que existe uma das mais importantes comunidades piscatórias do país. O mar é, de resto, o espelho da alma dos quarteirenses sobretudo dos muitos homens que fazem da faina do mar o seu quotidiano.

Oficialmente celebrado no dia 31 de Maio, são realizadas todos os anos pelos pescadores de Quarteira, diversas actividades das quais se destaca ao final do dia a já tradicional lavada (arte tradicional de arrastar para terra), seguida da distribuição da batata doce cozida no próprio vapor em panelões típicos. Toda a população é convidada a participar no “puxar a rede” para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado.

A pesca em Quarteira ainda obedece a práticas artesanais e apoia-se em pequenas embarcações que, em geral, não excedem os dois tripulantes. São cerca de 230 as embarcações que, a partir do novo porto de pesca, todos os dias se fazem ao mar, trazendo nas suas artes o melhor que o mar tem para oferecer.

A pesca artesanal de Quarteira circunscreve-se à plataforma continental e dirige-se a espécies de alta qualidade que fazem as delícias de todos os que têm o privilégio de as poder saborear.

Etiquetas:

Share Subscribe
14 Comments:
Blogger Silva said...

Desconhecia por completo o "Dia do Pescador".Acho bem que nunca se esqueçam desta gente que trabalha por vezes com poucas condições, e que as vezes o mar lhes prega grandes partidas,e eles acabam por chegar a casa sem trazer qualquer tipo de sustento.Temos que dar mais valor aos pescadores.
Já agora gosto muito de Loulé
Saudações do Silva

3:48 da tarde  
Blogger peciscas said...

Não sabia que era o Dia do Pescador.
Aliás hoje, pelos vistos é também o dia de duas outras coisas.
De Quarteira guardo a excelente recordação de umas férias, acampado na praia, nos meus 21 anos...

7:16 da tarde  
Blogger Monica Silva said...

Oi! Não sabia que hoje era o Dia do Pescador. Mas ainda bem que existe este dia dedicado a eles que trabalham praticamente sem condições e sabem como partem, mas não sabem como ou se chegam. Pois o mar prega grandes partidas!! E acima de tudo, para muitos é o seu único sustento.
É de louvar a profissão dos Pescadores.

Beijocas "pescadoras"

Nunca mais comentas-te o meu blog :( eu gostava de ler os teus comentàrios:

8:44 da tarde  
Blogger Unknown said...

Não sabia que existia o Dia do Pescador, e acho bem que exista, e que saudades tenho de comer em S. Martinho do Porto um peixe bem fresquinho acabado de trazer de um barco que vinha da faina, fizeste me sentir sabores e cheiros à muito não sentidos, e que fascinio eu tenho por esses valentes homens, aliás a melhor caldeirada comi a bordo de uma traineira feita por eles, e que bem me soube, nunca mais comi assim uma caldeirada. Obrigada pelas memórias que fizeste renascer em mim, e parabéns a todos os homens do mar. Beijos à Matilde, Martim e Cª

10:56 da tarde  
Blogger Maria Romeiras said...

Profissão linda e pouco dignificada, cada vez mais é bom alertar para a beleza do trabalho, não só usufruir dos seus resultados. Bom texto. Um abraço amigo à Matilde e Cª

11:10 da tarde  
Blogger Páginas Soltas said...

Desconhecia que hoje era o dia do pescador...

Obrigada por o fazeres lembrar...

Tenho uma homenagem a fazer...a meu pai!

Beijo da

Maria

1:42 da manhã  
Blogger Squeezy said...

Pescador... uma profissao k comeca a rarear pelo seu indice de dificuldade e por toda uma serie de factores a conotacoes sociais.

N sabia que existia o dia do pescador, mas é merecido...

11:31 da manhã  
Blogger Carocha said...

Olá Olá long time, no see :( Por falar em 'pescas', espreita uns barquitos lá no carochices, vale? :)
Beijinhos para todos!

12:07 da tarde  
Blogger Isabel Filipe said...

bela a foto que escolheste para ilustrares o teu texto


bfds

bjs

1:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não sabia do dia do Pescador, confesso que admiro muito quem pratica essa actividade, muitas vezes dura e pouco compensadora.

2:14 da tarde  
Blogger mymind said...

n sabia k havia esse dia, lol, axo bem =)
bm f-d-s
bjinhos

2:25 da tarde  
Blogger Atlantys said...

Tenho saudades de Quarteira... Qualquer dia faço-te uma visita sócio =P
Bjks à M&M e Cª.

2:31 da tarde  
Blogger desculpeqqc said...

Esse monumento fica na Quarteira?

10:26 da tarde  
Blogger João Carlos Santos said...

Se passarem no Café da avozinha, podem ver um video de como foi o Dia do Pescador do ano passado... Este ano não se vai realizar pois os pescadores encontram-se indignados com certas e determinadas situações respeitantes às suas condições para trabalhar.

Do ponto de vista turistico é uma grande falta para Quarteira não levara cabo as comemorações desse dia, mas a nivel politico é bom porque assim talves se consiga abrir os olhos alguém no poder central.

Abraços,

11:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home