weblogUpdates.ping A Minha Matilde & Cª http://www.umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">

A Minha Matilde & Cª 

quarta-feira, dezembro 19, 2007

Desafio Cinematrix ...

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

O meu bom amigo João Ferreira Dias, a quem eu não posso dizer que não pois por diversas vezes já foi uma das minhas vitimas dos chamados desafios ou correntes lançou-me um Desafio cinematográfico. A tarefa, como ele próprio diz, não é fácil. Pois cabe-me escolher o meu top 5 da indústria da sétima arte. Pondo mãos à obra segue a lista, com justificação, é claro.

Let´s see the Trailer ...


Para um desafio cinéfilo como é o caso, na minha modesta opinião, um dos filmes top5 só pode ser aquele que faz a própria a história do cinema, como é o Cinema Paraiso de 1988. Esta obra-prima de Giuseppe Tornatore é um olhar nostálgico sobre a vida de um jovem na Itália do pós-guerra e o seu fascínio pelo cinema, tendo vencido o Oscar para o Melhor Filme Estrangeiro e o Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes.

Alfredo, proprietário do cinema e projeccionista, foi um amigo inseparável do pequeno Salvatore, conhecido por "Toto", à medida que este crescia na sua terra natal, uma vila devastada pelos horrores da guerra. O cinema oferecia fantasia e evasão ao habitantes da pequena vila, fazendo esquecer a dura realidade da fome e da pobreza. Cinema Paraíso é um filme inesquecível e um maravilhoso tributo ao cinema que marcou uma geração inteira de espectadores.


Continuando no cinema italiano, por mera coincidência, a minha segunda escolha é "A Vida é Bela" de Roberto Benigni, que como o titulo indica é um ode á vida e ás suas maravilhas e saber aproveitar ao máximo todos os seus momentos e enfrentar todas as adversidades com um sorriso nos lábios.

A Vida é Bela de 1997 é uma ousadia de um dos cineastas cómicos mais aclamados do mundo. Ambientada na dura realidade da Segunda Guerra Mundial, é uma comovente fábula Chapliniana de amor e fantasia, que conta a história de um homem que usou a imaginação e seu infatigável espírito para salvar aqueles a quem mais amava.


A minha terceira escolha vai para um filme que realça a amizade entre 2 pessoas e a dedicação á escrita. Em Finding Forrester de 2000, Wallace (Rob Brown) é uma estrela de basquetebol de 16 anos com uma paixão secreta pela escrita. William Forrester (Sean Connery) é um famoso e recluso novelista que está zangado com o mundo. Depois de um inesperado encontro, Forrester torna-se no improvável mentor de Jamal e ambos os homens aprendem lições um do outro, sobre a importância da amizade. Este filme retrata diversos vários cenários do nosso quotidiano envolvendo sentimentos de amizade, confiança e escolha.


A minha quarta escolha é mais do meu tipo de cinema preferido e conseguiu pregar-me ao ecran até ao seu ultimo minuto. Em Sexto Sentido de 1999, Bruce Willis tem uma interpretação no avesso daquilo a que nos habitou nos seus bons ou execráveis filmes de acção, deixando adivinhar por detrás do seu emblemático meio-sorriso toda a mágoa, insegurança e dúvida que vão por dentro da sua personagem.

Mostra aqueles que já desesperavam de ver no cinema uma história de fantasmas que não se resumisse a uma girândola de efeitos especiais e de espectros maléficos ou angélicos, mas que além de tratar os mortos, e o seu mundo, com dignidade e mistério, fosse capaz de fazer brotar o terror dos pormenores mais comezinhos, nos ambientes mais anódinos, em plena luz do dia, com um leve deslocar da posição da câmara, um toque de maquilhagem num actor, um chiar breve da banda sonora, uma figura parada ao fundo de um corredor, uma visão de calafrio que demora seis segundos e depois se vai embora tão depressa como veio.

E para aqueles que não acreditam que uma criancinha se possa comportar num filme de Hollywood senão como um monstrinho teleguiado, um palhaço-miniatura com um repertório limitado de facécias ou uma máquina de mungir os sacos lacrimais do espectador. O pequeno Haley Joel Osment, que interpreta Cole, o menino que vive rodeado dos fantasmas dos defuntos que mais ninguém vê senão ele, desmente-os assombrosa e assombradamente.

Por fim, "O Sexto Sentido" bateu, nesse ano, nos Estados Unidos, o seu muito «in» e mais badalado rival independente, «O Projecto Blair Witch», tornando-se no 12º filme mais lucrativo de sempre.


A minha ultima escolha recai sobre toda a série d´Aliens e vocês devem estar a pensar "depois de uma escolha tão coerente, borraste a pintura toda" mas sempre gostei de terror e desde logo entusiasmei-me por esta história, pelos efeitos especiais desde do primeiro filme "O Oitavo Passageiro" de 1979, onde tudo começa e a história inicia com os membros de uma nave espacial que acordam do hiper-sono para investigar um sinal que vem de um planeta próximo. Logo descobrirão que o sinal era de perigo, não de S.O.S., como estavam pensando, pois o planeta é habitado por uma criatura monstruosa e incrivelmente forte, que matará todos que encontrar pelo caminho.

"Aliens, O Recontro Final de 1986" é a sequela de Alien, Sigourney Weaver regressa como Ripley, a única sobrevivente do primeiro encontro com o mortífero Alien. O seu relato sobre o Alien e o destino da sua tripulação são encarados com cepticismo - até ao misterioso desaparecimento de colonos em LV-426. Ripley é enviada para o planeta com um esquadrão de marines para investigar os desaparecimentos.

Em Aliens 3 de 1992, a tenente Ripley se vê isolada em um planeta isolado do mundo civilizado, onde tem que travar mais um duelo com a criatura alienígena que a atormentou no passado. Enquanto voltavam para casa, a tenente Ellen Ripley e sua equipa sofrem uma colisão com um planeta-prisão. Ripley, a única sobrevivente, descobre que o verdadeiro causador do acidente foi um alien que se infiltrou na nave, provocando o acidente. Já na prisão, onde todos os internos são assassinos e estupradores, a tenente tem que fazer com que sua feminilidade seja reprimida, raspando então o cabelo e mostrando novamente que é uma guerreira poderosa e leal. Como o planeta é isolado do mundo civilizado e não existem armas no local, o monstro volta a atacar, desta vez com uma notável diferença: não ataca a tenente Ripley.

Por fim, "Aliens, A Ressureição de 1997" situa-se duzentos anos após ter se matado para impedir que o governo levasse um monstro alienígena para a Terra, a tenente Ripley é recriada a partir de sangue preservado, embora ela seja agora um ser humano pela metade, o que não importa para o comandante Perez. Os cientistas conseguiram, além disso, retirar a rainha dos alienígenas de seu corpo. Disposto a clonar aliens para formar um exército, o comandante Perez recebe uma encomenda que contém ovos dos alienígenas com células de humanos. Entre os mercenários que trouxeram o "presente" está Call (Winona Ryder), que porta alguns segredos importantes. Porém, quando esses mercenários decidem tomar a nave, os ovos se abrem, provocando o terror. Pelo facto da nave estar indo para a Terra e de que a rainha teve uma nova ninhada, apenas a tenente e os contrabandistas poderão, naquele momento, impedir essa tragédia final.

Etiquetas: , , ,

Share Subscribe
14 Comments:
Blogger June said...

Bem, eu venho só deixar um beijinho e desejar um Feliz Natal.

9:59 da tarde  
Blogger desculpeqqc said...

bem... já devias saber que não alinho nestas cadeias.
Mas como sou leitor assíduo do teu blogue, deixo-te aqui os meus gostos:
1º - ainda era miúdo e já imaginava como seria se fizessem um filme. Fizeram e ultrapassou as minhas expectativas: TRILOGIA DO SENHOR DOS ANÉIS.
2º - Exterminador Implacável (Marcou a história)
3º - The thing (de John Carpenter) super para o ano em que foi feito e muito melhor que muitos que se fazem hoje em dia.
4º - Enemy Mine - Apesar de ser de ficção cientifica, a história merecia um oscar.
5º - Apesar de querer falar de muitos outros, seria injusto se não falasse da Guerra das Estrelas.
Um abraço

10:31 da tarde  
Blogger papagueno said...

Escolher apenas 5 entre tantos não é nada fácil.
Pensando bem, se fosse fácil não seria um desafio. Vou tentar responder o mais breve possível.
Um abraço

10:33 da tarde  
Blogger Maria Romeiras said...

Miguel, obrigado, sabes que livros e filmes são irresistíveis para mim (muito mais até que espinafres...). Vou pensar e responder hoje. Beijinho a todos e muita alegria em toda a casa!

11:14 da manhã  
Blogger Tia Cremilde said...

Aceito o desafio... tb não te posso dizer que não qd levas com os meus de vez em quando!
... vamos tratar disso assim que despachar as compras de natal!

Beijoca à família real!

11:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Muito boa sua prenda de natal...........hummmmmm, vou tentar responde-la!

beijos na família mais natalina de Pt!

11:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Muito boa sua prenda de natal...........hummmmmm, vou tentar responde-la!

beijos na família mais natalina de Pt!

11:30 da manhã  
Blogger Carla said...

Os meus sinceros votos de BOAS FESTAS.
Espero que o Pai Natal seja generoso e que distribua muito amor, paz, saúde e carinho.

Mil Beijos ≈©≈♥Ňąd¡®♥≈©≈

4:23 da tarde  
Blogger peciscas said...

Registo a tua selecção, confessando que não vi nenhum destes.
Aliás, vi muito cinema até uma certa fase da minha vida.
Depois,devido a muitas razões, as coisas, nesse aspecto, quase que pararam.

5:11 da tarde  
Blogger Estrela do mar said...

...passei para dar as Boas Festas....


Beijinhosssssss a todosssssss;)

10:41 da tarde  
Blogger Asulado said...

Miguel
Acredita que tentei arduamente aceitar o teu desafio, mas... ia dando em maluco! Não consegui de forma alguma reduzir a minha lista a 5 filmes. Nem pouco mais ou menos.
Espero que compreendas o meu esforço inglório :)
Abraço

11:43 da tarde  
Blogger nana said...

olá, miguel!!Temos alguns deste top em comum!!
;)
Cinema Paraíso é uma obra de arte!O final das beijocas cortadas leva-me sempre às lágrimas; daquelas saborosas!!
;)
E Tudo o Vento Levou, casablanca, Dirty Dancing, Footloose, Flashdance,E.t. são outros do meu top também!!

10:46 da manhã  
Blogger Gi said...

Tenho de concordar que é um bom desafio e desafio maior é escolher apenas cinco.
Bom Natal.

11:11 da tarde  
Blogger Tia Cremilde said...

Prova superada!
Já está postadito... ;)

Continuação de boas festas! ;)

12:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home