Empadão de Carne ...
Ingredientes:
500 grs. de carne de vitela picada
1 cebola média
2 dl de vinho branco
1 dente de alho
1 dl caldo de carne
2 colheres de sopa de margarina
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de polpa de tomate
azeitonas pretas q.b.
Para o Puré:
1kg e 200 grs. de batatas
1,5 dl de leite
sal q.b.
pimenta em pó q.b.
1 pitada de noz-moscada
1 colher de sopa bem cheia de manteiga ou margarina
gema de ovo para pincelar q.b.
Ou para o Arroz:
4 Chávenas de Àgua
2 Chávenas de Arroz
3 Colheres de sopa de Manteiga
1 Colher de chá de Sal
Preparação:
Leve um tachinho ao lume com a margarina, o azeite e a cebola e alho picados e deixe refogar até alourar, junte a carne picada, mexa bem, junte o vinho branco a polpa de tomate e o caldo de carne, tempere com sal e pimenta, deixe estufar cerca de 15 minutos em lume médio mexendo de vez em quando, depois de estufada reserve. @ O puré de batata: Descasque lave e coza as batatas, depois de cozidas passe-as no passe-vite, junte ao puré a manteiga ou margarina, o leite mexa muito bem. Tempere com sal pimenta e noz-moscada (o puré deve ficar fofo).
No caso de optar por arroz:
Deite o arroz num recipiente e escolha-o (ou seja, elimine pequenas pedras, grãos escuros, cascas e outras impurezas). Coloque-o numa bacia ou numa tigela e lave-o várias vezes, escorrendo-o e colocando mais água, esfregando-o, com as mãos, até que a água saia transparente. Escorra-o muito bem e deixe secar um pouco, antes de prepará-lo. Leve uma panela com a água ao lume e deixe-a aquecer até ferver. Junte a manteiga (ou óleo) e, quando voltar a ferver, junte o arroz lavado. Mexa apenas ligeiramente até que a água volte a ferver, para que o arroz não pegue ao fundo da panela. Junte o sal e tape a panela (não totalmente). Deixe ferver até que a água desapareça. Tape a panela e deixe descansar por uns 10 minutos até servir.
Deite uma camada de puré (ou arroz) num pirex e alise, por cima o estufado da carne, tape com o restante puré (ou arroz), pincele com gema de ovo. Caso goste, decorar com rodelas de chouriço ou fatias de bacon e leve ao forno quente a alourar.
Sirva acompanhado com uma salada verde ou mista.
Etiquetas: Culinária, Gastronomia, Ligia, Receitas
Lá mais para o meio do ano será necessária uma receita de empadão de carne mas sem a carne, com ou sem FMI. bfds
Apesar de já ser noite alta parece que esse empadão era capaz de dar jeito...rssss\\\ Deixo aqui o endereço do meu novo blogue sobre teatrices da minha vida de amador desta arte. Se alguém o quiser visitar:
http://umpalcoparatodos2.blogspot.com/
----- Abraço António Clareza
Um bom fim de semana com comidinha caseira bem saborosa como esta da receita já que comer no restaurante sai caro... e nem sempre se é bem atendido!
Por acaso, faço empadão 1 a 2 vezes por mês, geralmente se me sobra carne assada... faço novo refogado e junto a carne picada ou bem cortadinha... mas é sempre de batata, empadão de arroz não aprecio... nem o meu garoto ;)
Bjos
Enviar um comentário
<< Home