weblogUpdates.ping A Minha Matilde & Cª http://www.umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">

A Minha Matilde & Cª 

quarta-feira, agosto 10, 2005

Capicua ...

Os orgulhosos filólogos catalães asseguram que a palavra "Capicua" nasceu em Barcelona, no final do século XIX, para designar os números que podem ser lidos indiferentemente da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, como 252, 1881, 31513, 245542, por exemplo.

A Matemática, que vem estudando esses números desde a Grécia Antiga, chama-os pelo respeitoso nome de "palíndromos", à semelhança dos palíndromos da linguagem - vocábulos ou frases inteiras que podem ser lidas em qualquer direção, como "AnA", "MiriM", "ReleR", "Luz azuL" ou mesmo "Seco de raiva, coloco no colo caviar e doceS".
Assim foi cunhado o vocábulo "capicua", composto de "cap+i+cua" - literalmente, "cabeça e cauda", em Catalão -, termo que teve ampla aceitação no Espanhol, mas escassa penetração no nosso idioma, ao menos no Brasil.

Por estar ligado semanticamente à idéia de "inversão", logo começou a ser empregado em situações bem mais concretas que a Numerologia. Chama-se de capicua, por exemplo, a jogada decisiva de uma partida de dominó em que a pedra vencedora pode ser colocada em qualquer um dos extremos; ou o par de selos impressos de tal forma que um está invertido em relação ao outro (que os franceses chamam pelo elegante nome de "tête-bêche"); ou, numa receita de grelhados ("carne capicua"), um espetinho em que se enfiam pedaços de carne, cebola, tomate, carne, cebola ...; ou, como informa meu Houaiss, uma forma politicamente incorreta (mas engenhosa) de nomear os bissexuais. A Argentina hoje luta contra a herança de Menem, o presidente capicua, que veio contrariar a vocação sortuda dos capicuas, para o azar deles.

De qualquer forma, ainda persiste esta superstição de que os capicuas são indicadores de boa sorte, principalmente no que se refere a datas. Muitos acham que a data de 20:02:20 de 02/02/2002 foi muito especial e mesmo uma capicua das grandes. Lembro apenas que a cada mil anos ocorrem apenas dez anos capicua; 2002 é o primeiro do novo milênio, e é bom aproveitar, porque vai ser o último que veremos: o próximo ocorrerá no distante 2112.
Mas mesmo assim, fico á espera das vossas CAPICUAS...
Toca a puxar pela Cabecinha e Inspirem-se...

Etiquetas:

Share Subscribe
9 Comments:
Anonymous Anónimo said...

Aqui vai a minha:LoL
Hihihihihihi!

9:36 da tarde  
Blogger Miguel said...

Amigos:

ArarA como palavra;
666 - o numero do Anti-cristo!

Bjs da Matilde

9:51 da manhã  
Blogger Lua said...

Miguel, significará, então, que as Anas são seres bafejados pela sorte?

Beijinhos à Matilde

3:18 da tarde  
Blogger Å®t Øf £övë said...

Miguel,
Gostei de ler este teu texto e esta tua explicação,mas sinceramente eu não acredito em nada disso,nem sou nada influênciado por estas coisas.No entanto respeito quem lhes dá importância.

Abraço para ti, e beijos para a Matilde.

3:53 da tarde  
Blogger Cristina said...

muito interessante este post.

a malta não liga, mas pelo sim pelo não...

4:54 da tarde  
Blogger Ana Luísa said...

De repente, só me lembro de 1991, 2002... E é em números que mais 'piada' acho às capicuas :)
Bjs à Matilde

11:06 da manhã  
Blogger Softy Susana said...

Mim (pronome pessoal)
Sugus (marca)
SOS (Save our souls)

Não me lembro de mais!
beijinhos!

11:30 da manhã  
Blogger Miguel said...

Sortudos ou não, as "capicuas" tem como principal caracteristica, a sua inversão de leitura!

Gostei das vossas contribuições, continuem!

Bjs da matilde

12:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

46664
A Famosa cela do Presidente Nelson Mandela!

Bjs

10:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home