weblogUpdates.ping A Minha Matilde & Cª http://www.umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">

A Minha Matilde & Cª 

quinta-feira, janeiro 18, 2007

CSI ...!


Um Original de Anterozóide ...!

"O Governo quer que os alunos até ao sexto ano tenham um único professor a leccionar as áreas básicas. A medida, faz parte do novo regime de habilitações para a docência, aprovado recentemente pelo Conselho de Ministros. O que o executivo de Sócrates quer introduzir é a figura do “professor-tutor”, que terá capacidade para leccionar português, matemática, ciências da natureza, história, geografia e expressões, com o apoio de outros docentes especializados. Segundo Valter Lemos, secretário de Estado da Educação, o que se quer evitar é que, do quarto para o quinto ano, os alunos passem de um professor para dez, amenizando a transição curricular das crianças, algo que tem sido uma das críticas mais frequentes feitas por outros sistemas educativos europeus ao sistema português. O que implica que os docentes polivalentes terão de ter uma qualificação extra, com um mestrado em ensino."

Fonte: Público

"We don't need no education ...
Hey, José Trocaste leave the teachers alone ...!"

Etiquetas:

Share Subscribe
26 Comments:
Blogger M@riaJo@o said...

Oi.
Sempre que penso que pior não poderá ficar o nosso ensino...ups... afinal não era bem assim!
Espero que alguém se lembre que nenhum de nós ficou assim tão traumatizado com tantos professores mas que estes com o seu gosto e saber por o que nos ensinaram conseguiram que prosseguíssemos com responsabilidade e respeito pela escola!
Bjs de uma professora não generalista mas triste com o sistema!

10:02 da manhã  
Blogger maria-joão said...

Brilhante ideia. Se fosse eu a mandar começava já hoje, já rápidamente, sem treinos, sem habituação, sem nada. Está mais que provado que as mudanças repentinas e pouco estudadas trazem sempre agradáveis surpresas. Puf!

10:15 da manhã  
Blogger peace_love said...

Ainda bem que já não estou a estudar...e tenho pena dos miúdos de hoje.

10:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

no mínimo uma medida complexa.

JFD Kontrastes

11:49 da manhã  
Blogger Fábula said...

de facto, o que é que se passa actualmente com a educação?! não se percebe! :(
se vai haver um P.U: que vai acontecer aos professores, vais mais gente ainda para o desemprego?

12:23 da tarde  
Blogger Unknown said...

É mais uma medida simplex...
Beijinhos para voces

12:40 da tarde  
Blogger Peste said...

estudar??!!! o que é isso????
O Sócrates deve pensar q é alguma visita de estudo!!

12:49 da tarde  
Blogger Atlantys said...

Enimf... Sem comentários...
Palmas para o cartoon =)
Bjks à Matilde e Cª. =)**

2:16 da tarde  
Blogger maria inês said...

o "PU" professor único, como li num blog!

vamos ver!

**:))))

2:35 da tarde  
Blogger lagarta said...

Óptimo cartoon.
Como vai triste este nosso ensino.
Os meus filhos nunca ficaram traumatizados por terem mais que um professor após o ensino básico.
E já agora também não os meus netos.
Qual será a próxima medida?

2:55 da tarde  
Blogger Moinante said...

Adorei , 5 estrelas , infelizmente ao fim de 40 anos , ainda não entendi como é o nosso país ...
Abraços .

3:14 da tarde  
Blogger Gi said...

Andar para trás parece que é a nossa sentença, com jeitinho chegamos a idade da pedra.

3:40 da tarde  
Blogger Shakra said...

Olá, nós somos os Shakra, uma banda de covers da margem sul do Tejo (Montijo) e convidamos-te a visitar o nosso blog e comentar!!!
Obrigado!

4:51 da tarde  
Blogger João Carlos Carranca said...

Já nada me surpreende. Talvez para o mês que vem achem qua afinal não era bem isso que queriam.

Beijos na Matilde e guarda para o Cª!

5:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Os Deuses deve estar Loucos..."
Um abraço

6:55 da tarde  
Blogger peciscas said...

O que eles não dizem é que isto é mais uma para poupar guita.
Eu dei aulas montes de anos e essa história de passarem de um para 10 está algo mal contada.
Primeiro porque os alunos, após a primeira semana, já nem dão conta que têm vários professores.
Depois porque é perfeitamente possível, com o actual sistema, uma turma ter apenas cinco ou seis professores.
Aliás eu sempre defendi a existência de professores por áreas curriculares.
Por exemplo, eu podia dar Matemática e Ciências da Natureza(há dois anos, tinha as minhas 14 horas lectivas só com uma turma).
Um professor de Estudos Portugueses e Ingleses, pode perfeitamente dar essas duas disciplinas e História.
Agora não me venham dizer que podem formar professores para darem coisas com características tão distintas como Matemática e Língua Portuguesa.
Veja-se que o próprio ME está a fazer reciclagem na formação dos colegas do 1 Ciclo em Matemática, por causa dos resultados desastrosos que se estão a verificar nesta disciplina.
Não nos esqueçamos que no 2º Ciclo, as exigências didácticas e científicas vão sendo naturalmente mais amplas.
Professores generalistas? Com o sistema de formação inicial de professores que nós temos? Que cada vez forma gente menos qualificada? Só se for para ensinar mais, mas pior.
Será que também se vão lembrar de formar médicos que, ao mesmo tempo, sejam ortopedistas, cardiologistas, otorrinos, analistas, hematologistas e por aí fora?
Seria o mesm

7:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

isto vai de mal a pior. Gostei muito da tua versão do refrão dos Pink Floyd. Um abraço e bjkas à Matilde.

8:35 da tarde  
Blogger mymind said...

este ministerio eh simplesment RIDICULO!
bjts

9:22 da tarde  
Blogger Maria Romeiras said...

Pois, pois, andamos muito políticos, é inevitável... São especialmente eficientes nas questões sociais e educativas os pais na nação. Os filhos que se aguentem à bronca.

Um abraço à Matilde & Cª

10:20 da tarde  
Blogger miguel30 said...

É SÓ MAIS UMA...

Abraço e bjks á Matilde & Martim

11:53 da tarde  
Blogger Mac Adame said...

Se dúvidas houvesse, ficaram dissipadas. Este país está entregue aos idiotas. Até me ia dando uma coisa no coração quando soube disto. Por isso decidi ir logo ao dentista para ver se tinha algum problema nos olhos. E agora vou-me embora, que tenho mais em que pensar: ando com um problema de humidade nas paredes cá de casa e estou a pensar se hei-de chamar o carpinteiro ou o serralheiro. Acho que tanto faz. Abraço.

12:22 da manhã  
Blogger Isabel Filipe said...

... realmente maior estupidez não podia existir....

bom fim de semana
Bjs

9:10 da manhã  
Blogger Mikas said...

Bom fim de semana pa famelga

11:19 da manhã  
Blogger Lua said...

Mas somos um país de traumatizados?
A diversidade faz falta!
Já agora porque não ter na mesma sala de aula as turmas todas do 1º ao 6º ano. Ainda se poupava mais uns milhões...

9:28 da tarde  
Blogger Pete said...

Esses xicos-espertos e as ideias de génios deles já enjoam.

Bom fim-de-semana.

12:47 da tarde  
Blogger sem-comentarios said...

Só espero que resulte, eu tenho as minhas dúvidas sobre isso.
Mas cá estarei para ver se realmente a medida do governo é certa :)

6:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home