weblogUpdates.ping A Minha Matilde & Cª http://www.umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">

A Minha Matilde & Cª 

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Falar Algarvio ...

Photobucket

A propósito do Benfica- Olhanense, em que os Algarvios não foram os vencedores do mesmo mas mostraram porque são Campeões de Inverno da Liga Vitalis, edito um post da June sobre o "Falar Algarvio":

«"O falar algarvio", que foge loucamente do português padrão, é um dialecto que ouço desde criança, que sempre me faz sorrir e rir a bom rir quando alguém me canta (conta), falando algarvio, uma das famosas "Pragas de Alvor". Pretendendo fazer uma recolha e publicar o máximo que conseguir das ditas "pragas", começo, no entanto, com a "Carta do pescador de Olhão à namorada".»

Farcizeca,

À díase, do mar dâse Berlêngase, a sete bráçase e mêa d' água, embararem-se-m' âze grósêrase, cande vê de lá o mariola do tê pai e me dezeu assim : - Ó hôm!!! Tu ése um montanhêre, hôm! Tu fázez um grande salcrafice em virese ó mar !!!... - Má o que é que você me dize, hôm?! - Digue-te iste e nã casase ca 'nha filha ! Alha-me-ze Farcizeca ! Ê cá ântese cria cu tê pai me dèsse doi ó trê estragaços da cara, q'êl me dessesse aquil que tá ali à vizete de gente!

Viémese pá terra e a companha do barque nã falava doutra coisa. Nísete, vê de lá o mane Zé Xaveca e me dezeu assim: -Mó, ó móce! Na te zánguese, ná t' arráleze, móce! Taze-te arralar? - Atão nã m´ êde arralar? - Nã te ralese rapá, se nã casáreze c'a filha dele casaze cá c'a minha hôm!

É p'a que vêisase, Farcizeca, quê cá inda tenhe pretendêntase. Tu pensase cú tê pai é o Prencêse D.Carlos? A tua mãi a Rainha D. Imélia e os tês ermãos os Enlefantesinhos ? Alhamese ! ele é mai brute cá mãi dos penhêrese do mane João Luice.

Dêxa lá cuma viage quê face ó mar de Larache , ganhe o denhêre às braçadase. Compre um chapé de côque, uma vengala, botas de rengedêra com tapadôiraze, passe a barlavante da tu porta e arraste os peses cóm' um gal. Tu vêse-me e falase-me, mai ê cá veje-te e nã te fale.

Mai, sê cá sentir alguma coisa do mê côrpe, ai 'nha mãe!!! Digue logue que forem vocêiaze que me fizerem mal! Qu'ê cá nã quér que vócêiaze andem a falar mal de mim p'êssese tânquese e rebêrese!

Ê bem sê que tu tenz' uma linda máineca de quez'tura, mai ê cá na sei s'èze tan prefêta de mãoze come dizeze.
Na m'arrale! Cá só quer que tu t'allêmbreze dos mês doze brenhoisinhes (ponha lá iste da carta, mano Manel, qu'ela já m'entende). Digue tiste e nã memporta com o pôrque do tê pai.

Perdoi a arção.

Embróise



Texto retirado do Por Tudo e por Nada
Imagem Original da Formiguinha Atómica

Etiquetas: , , ,

Share Subscribe
7 Comments:
Anonymous Anónimo said...

Defendamos o que é nosso desde a fala até ao desporto. Do blog da Camila hoje com um grande artigo de opinião peço desculpa por trazer aqui um extrato »......Loulé não pretende ser uma central de eventos como o PSD e Seruca Emídio fazem questão de a transformar, precisa dos estacionamentos prometidos há 8 anos atrás e que até à data nada foi feito; precisa da conclusão da estrada que liga a Quarteira a Loulé em perfil de via rápida; precisa da conclusão urgente da circular de Loulé; precisa de espaços verdes e mais espaços desportivos entre tantas outras necessidades que ainda não foram satisfeitas; e passaram 8 anos. Agora assiste-se ao populismo demagógico da apresentação de obras que já deveriam estar concluídas ou em fase de concurso, como se o mundo fosse acabar amanhã e só agora a 8 meses das eleições é que o PSD nos vem dizer que passados 8 anos de governação ruinosa e displicente, só agora tiveram a oportunidade de elaborar projectos essenciais para o concelho. Pergunta-se se realmente estes senhores do PSD estiverem efectivamente de boa fé neste processo, pois enquanto gastavam rios de dinheiro na promoção de uma marca a qual ninguém conhece resultados práticos desse investimento; pagavam a despesa de todo o tipo de festas e eventos que diziam ser promotor do nome da marca do concelho; que investiam fortunas em brindes inimagináveis ao mais puro dos louletanos sempre em nome da promoção da tal marca que é do Concelho de Loulé; pagavam ainda chorudos cachets a artistas de nome e reputação dispensável para os ensejos da população de Loulé, mas na óptica de Seruca Emídio e do PSD sempre no interesse da promoção da marca do concelho. Afinal para que serviu esta despesa megalómana numa marca e imagem se ninguém conhece os seus resultados? Terá beneficiado mais alguém que não só os próprios contribuintes Louletanos? ~ Loulé jovem

3:30 da tarde  
Blogger Unknown said...

Umm país tão pequenino e com tantos "dialectos" diferentes. Esta é também uma das nossas marcas.

Pena mesmo foi o Olhanense não ter ganho ao Benfica.

Abraço.

marinheiroaguadoce a navegar

4:17 da tarde  
Blogger Nothingandall said...

Assinhe éké falare carago!

2:01 da manhã  
Blogger o escriba said...

Miguel

Gostei muito de ver aqui a carta do mane Embroise à sua Farcisca!

Beijos à Matilde & Cª
Esperança

4:04 da tarde  
Blogger Asulado said...

Miguel
Podes ver aqui a origem dessa carta, não tão genuína quanto à primeira vista possa parecer ;)
Recomendo também a leitura desta recolha, que já tem circulado bastante pela net.
Abraço à família toda!

6:10 da tarde  
Blogger Patricia said...

Eu confesso que acho este texto um pouco exagerado, nós não falamos assim tão mal, é certo que "comemos" a última letra de cada palavra e que as gerações mais antigas têm expressões que só os algarvios conhecem, ou até a acentuação que é característica daqui.

bjs

12:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Patricia, não é falar mal, isso é o ensino do português(oficial, leia-se Lisbotês) tem feito.

Olhemos para o Catalão que tem afinidades com o Algarvio a nível da omissão do 'o' final:

Catalão -> Algarvio

Amics -> amigs

Bombers -> Bombers

Vent -> vent

etc etc

Temos que preparar uma grafia para o Algarvio.


Mes amics na esqueçams o algarvi, faz part da nossa identidad, é uma riqueza cultural, na é falar mal!

Saudações

10:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home